Primeiro Centro Especializado em Autismo do Piauí já fez 10 mil atendimentos
02/12/2025
(Foto: Reprodução) CETEA foi implantado em julho deste ano.
Ascom Seid
O primeiro Centro Especializado de Atendimento às Pessoas com Transtorno do Espectro Autista do Piauí (Cetea-PI) atingiu a marca de 10 mil atendimentos em apenas cinco meses de funcionamento. O espaço foi implantado em julho deste ano pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) e da Secretaria da Saúde (Sesapi).
O Cetea-PI oferece um atendimento especializado com diagnósticos, tratamentos e terapias, realizados por uma equipe multidisciplinar, composta por mais de 50 profissionais, como: neuropediatra, psiquiatra, psicólogo, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, musicoterapeuta e assistente social. Além disso, o local conta com uma brinquedoteca do Pacto pelas Crianças do Piauí, piscina para hidroterapia e com uma sala de estímulo multissensorial.
O secretário da Seid, Mauro Eduardo destacou a satisfação em alcançar a marca, ressaltando que o espaço contribui para a reabilitação, inclusão e melhoria da qualidade de vida dos autistas e suas famílias.
“Ficamos muito felizes em conseguir essa marca significativa de atendimentos, pois esse é mais um instrumento de reabilitação e inclusão para a sociedade piauiense. O espaço foi pensado com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos autistas e de seus familiares”, destacou o gestor.
Quem utiliza o serviço enaltece a oferta de uma estrutura de qualidade para quem necessita do atendimento. É o caso da Maria Cleidiane, do município de Beneditinos, mãe do Mateus Emanuel, que foi atendido pela primeira vez em um centro especializado.
“É um sonho sendo realizado, porque aqui é muito bom, toda essa estrutura. Existem muitas crianças que precisam desse atendimento e não têm condição, porque o tratamento para os autistas é muito caro”, declarou.
Família enaltece os serviços prestados no CETEA.
Ascom Seid
O Centro está sob a administração da organização social de saúde Sociedade Brasileira Caminho de Damasco e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O Cetea-PI fica localizado na Avenida Higino Cunha, n° 1552, bairro Cristo Rei, no antigo Centro de Perinatologia, ao lado de onde funcionava a Maternidade Evangelina Rosa, em Teresina.
Como ter acesso ao Cetea-PI
– Quem mora em Teresina:
Ir até a UBS mais próxima da sua residência e solicitar o encaminhamento para CONSULTA TRIAGEM CETEA-PI.
Atenção: Depois de conseguir o encaminhamento, é necessário confirmar, ligando para a Central de Marcação de Consultas, através do telefone (86) 2222-7150.
– Quem mora no interior do estado:
Ir até a Secretaria Municipal de Saúde da sua cidade e solicitar o encaminhamento para CONSULTA TRIAGEM CETEA-PI.
Observação: Moradores dos municípios do interior do Piauí já conseguem o agendamento feito pelo Regula Piauí. Não é necessário ligar para confirmar.