Redução da tarifa à carne pelos EUA é elogiada por exportadores brasileiros
EUA reduzem tarifa para café, carne, banana e açaí
Exportadores brasileiros consideraram muito positiva a decisão dos Estados Unidos de reduzir tarifas à carne bovina brasileira. A medida apareceu em uma ordem executiva publicada nesta sexta-feira (14) pelo presidente americano Donald Trump.
"A medida reforça a confiança no diálogo técnico entre os dois países e reconhece a importância da carne do Brasil, marcada pela qualidade, pela regularidade e pela contribuição para a segurança alimentar mundial", disse a associação.
"A redução tarifária devolve previsibilidade ao setor e cria condições mais adequadas para o bom funcionamento do comércio".
Desde agosto, a importação de produtos do Brasil pelos Estados Unidos é alvo de uma sobretaxa de 50%. O país é o maior fornecedor de café para os EUA e um dos principais de carne.
Esse percentual de 50% foi determinado a partir de duas ordens de Donald Trump: uma em abril, quando o Brasil passou a ter uma sobretaxa de 10%, e outra que começou a valer em agosto, totalizando o "tarifaço" em 50%.
No entanto, não ficou claro para o setor qual das tarifas foi retirada, segundo o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé).
"O Cecafé está em contato com seus pares americanos, neste momento, para analisar, cuidadosamente, a situação e termos noção do real cenário que se apresenta", diz nota do Conselho.
Negociações
O Brasil e os EUA vinham articulando, nas últimas semanas, uma flexibilização do "tarifaço". A negociação ganhou força com um encontro entre Trump e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em outubro, na Malásia.
Os EUA vivem uma inflação da carne e do café que foi agravada pelo "tarifaço" de Trump.
Ao divulgar a medida nesta sexta, a Casa Branca publicou a lista de produtos que receberam algum grau de isenção de tarifas, entre eles os que estão entre os principais vendidos pelo Brasil para os EUA.
Segundo o governo americano, a redução vale para mercadorias importadas e retiradas em armazém desde a quinta-feira (13).
EUA reduzem tarifas de café, carne, banana e açaí brasileirosFONTE: https://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2025/11/14/repercussao-reducao-tarifas-estados-unidos.ghtml