Temporal causa estragos em cidades do RS; veja imagens
08/12/2025
(Foto: Reprodução) Estragos após temporal em Flores da Cunha, no RS
Um forte temporal atingiu municípios da Serra do Rio Grande no fim da tarde desta segunda-feira (8). A chuva veio acompanhada de ventos intensos e provocou danos.
De acordo com relatório da Defesa Civil, ao menos 10 municípios reportaram danos. São eles: Antônio Prado, Estrela, Farroupilha, Flores da Cunha, Gentil, Lajeado, Nova Pádua, Pinto Bandeira, São Vendelino e Teutônia. (saiba mais abaixo)
Em Flores da Cunha, os prejuízos foram registrados, principalmente, no Travessão Alfredo Chaves, área rural do município, segundo a prefeitura.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
De acordo com a gestão municipal, a igreja da comunidade e algumas residências tiveram parte do telhado arrancado. Até a publicação desta reportagem não havia levantamento oficial da quantidade de imóveis afetados. A prefeitura informa que não houve feridos.
"A gente pede para todo mundo agora, quem está em segurança, ficar nas suas casas, e assim que a gente organizar qualquer tipo de mutirão, de auxílio, nós vamos estar comunicando. Nesse momento, é para cada um se proteger dentro das suas residências", diz o prefeito César Ulian.
As imagens mostram a dimensão dos estragos e a força do vento na região. Confira abaixo:
Galerias Relacionadas
Confira a situação em cada município atingido, segundo a Defesa Civil do RS:
Antônio Prado: Quatro residências tiveram telhados danificados e houve queda de árvores. Bombeiros voluntários entregaram lonas e realizaram corte de árvores;
Estrela: O telhado de um galpão atingiu a rede elétrica na Linha São Jacó Bainha, no interior;
Farroupilha: Uma residência teve o telhado danificado, deixando a família desalojada. Há falta de energia em três bairros por causa da queda de árvores. Bombeiros e Defesa Civil distribuíram lonas e fizeram cortes;
Flores da Cunha: Foram registrados danos em 43 residências, além do telhado da Igreja da Comunidade, UBS, escola e comércios na localidade de Alfredo Chaves. Equipes seguem no levantamento;
Gentil: Quatro residências tiveram telhados danificados e árvores caíram. Defesa Civil distribui lonas e máquinas removem materiais;
Lajeado: Houve dano no telhado de um prédio no bairro Florestal. Equipes fazem levantamento para identificar outros estragos;
Nova Pádua: Três residências tiveram telhados danificados, houve queda de árvores e falta de energia. Bombeiros e Defesa Civil atuam na entrega de lonas, limpeza urbana e corte de árvores. Quatro pessoas foram alojadas na casa de familiares;
Pinto Bandeira: Duas residências tiveram danos nos telhados. Defesa Civil entregou lonas;
São Vendelino: Houve queda de árvores, obstrução de vias e falta de energia elétrica. Equipes trabalham para normalizar a situação;
Teutônia: Três residências tiveram telhados danificados e houve queda de árvores. Uma pessoa foi alojada na casa de familiares.
Temporal em Antônio Prado, no RS, destelhou casas no município
Divulgação/ Serviço Civil Auxiliar de Bombeiros
Previsão de chuva para todo o RS
O Rio Grande do Sul pode ter chuvas de mais de 100 milímetros por dia e ventos de mais de 100 km/h entre o meio-dia desta segunda-feira (8) e a noite de terça-feira (9), de acordo com alerta do Instituto Nacional de Meteorologia divulgado nesta segunda.
O alerta tem grau vermelho de severidade, que indica "grande perigo", o grau mais alto na escala do instituto. As áreas cobertas pelo alerta incluem Serra, Sudoeste, Sudeste, Noroeste, Nordeste, Norte, Central e Região Metropolitana.
De acordo com a Defesa Civil do RS, a instabilidade se espalha por praticamente todo o território gaúcho na terça-feira (9). A previsão indica:
Acumulados que podem chegar a 120 milímetros no Sul, Costa Doce, Campanha e Litoral Norte;
Nas demais áreas, os volumes devem atingir até 100 milímetros.
Também há possibilidade de tempestades com granizo e rajadas intensas no Norte, Nordeste, Vales e Serra. O mar permanece agitado.
Já na quarta-feira (10), o sistema avança para o oceano, mas continua influenciando o tempo no estado. A chuva persiste com trovoadas, especialmente no Sul, Costa Doce e Litoral Norte, onde os acumulados ficam entre 60 e 100 milímetros. Na metade Leste, os volumes são menores, variando de 30 a 50 milímetros.
Na quinta-feira (11), o ciclone se desloca para alto-mar e perde intensidade na região, mas ainda provoca rajadas entre 60 e 80 km/h no extremo Nordeste e no Litoral Norte. O tempo permanece instável em algumas áreas, porém sem grandes transtornos relacionados à chuva.
Estragos após temporal em Flores da Cunha, no RS
Maria Eduarda Schiavenin/ Prefeitura de Flores da Cunha
VÍDEOS: Tudo sobre o RS