7 em cada 10 alunos de ensino médio usam IA generativa em pesquisas escolares

  • 16/09/2025
(Foto: Reprodução)
Modelos de IA ganham ouro em Olimpíada Internacional de Matemática pela 1ªvez 7 em cada 10 estudantes de ensino médio já recorrem a ferramentas de inteligência artificial generativa — como ChatGPT, Copilot e Gemini — para realizar pesquisas escolares. Apesar da ampla adesão por parte dos alunos, apenas 32% recebeu orientação dos professores de como usar ferramentas generativas em atividades da escola. As tecnologias de IA também estão sendo utilizadas por alunos de anos iniciais (15%) e de anos finais do ensino fundamental (39%). Ao todo, 37% dos alunos de educação básica assumem utilizar IA generativa em pesquisas escolares, mas só 19% receberam algum tipo de orientação parte dos professores. Alunos de ensino médio usam mais TikTok e YouTube do que Google para pesquisas e trabalhos escolares. Gustavo Pellizzon/SVM Os dados, divulgados nesta terça-feira (16), fazem parte da 15ª edição da TIC Educação, realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br). A partir de informações do Censo Escolar da Educação Básica 2024 e de entrevistas presenciais em escolas públicas (municipais, estaduais e federais) e particulares, de áreas urbanas e rurais, ainda foi revelado que: Canais ou aplicativos de vídeo, como YouTube e TikTok, ultrapassam sites de busca, como Google, Bing, e se tornam os principais recursos digitais utilizados por alunos de ensino médio em pesquisas para trabalhos escolares. Entre os alunos de ensino fundamental, os mecanismos de busca ainda são os mais usados, mas as plataformas de vídeos vêm logo em seguida. 🖥️ Conectividade nas escolas A pesquisa revela ainda um crescimento no percentual de escolas com acesso à internet, que chegou a atingir 96% das instituições brasileiras de educação básica. Dessas, 88% têm internet na sala de aula, 20 pontos percentuais a mais do que o registrado na edição 2020 da pesquisa. Apesar disso, os alunos ainda estão sujeitos a desigualdades. Há desafios no acesso a recursos digitais, bem como disponibilidade de acesso à rede nos espaços escolares e de dispositivos digitais para os estudantes. O problema atinge principalmente escolas municipais, de menor porte e/ou localizadas em áreas rurais. 👩🏽‍🏫 Formação continuada dos professores A pesquisa mostra ainda que a maioria dos professores brasileiros têm interesse em aprender sobre o uso de tecnologias digitais nos processos de ensino e de aprendizagem. Cerca de 54% dos docentes afirmaram ter realizado alguma formação contínua com este objetivo nos 12 meses anteriores à pesquisa. No entanto, o interesse caiu entre os professores de redes municipais, que tiveram 62% em formações da área em 2021, mas passaram a ter 43% em 2024. Além disso: 82% dos docentes fizeram cursos relacionados a plataformas, programas de computador ou aplicativos usados na criação de materiais didáticos. 79% buscaram informações sobre como usar tecnologias digitais para adaptar as atividades aos ritmos de aprendizagem dos estudantes. 69% participaram de formação sobre como orientar os alunos a respeito do uso seguro de tecnologias digitais. 68% participaram de formação sobre educação midiática e uso crítico das mídias em sala de aula 59% participaram de formação sobre o uso de IA em atividades educacionais. LEIA TAMBÉM O que a morte da menina de 11 anos agredida em escola em PE revela sobre a violência nas escolas do Brasil

FONTE: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2025/09/16/7-em-cada-10-alunos-de-ensino-medio-usam-ia-generativa-em-pesquisas-escolares.ghtml


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