A 35 dias das eleições, MPT apura denúncias de assédio eleitoral em empresas do Vale e região; saiba como denunciar
30/08/2026
(Foto: Reprodução) Urna eletrônica
Reprodução/TV Globo
A 35 dias das eleições de 2026, o Ministério Público do Trabalho da 15ª região (MPT) apura três denúncias de assédio eleitoral na região de São José dos Campos. Os casos foram registrados até esta quinta-feira (27) e ainda estão em investigação.
Em 2022, foram 17 denúncias na região. Já em 2024, o MPT recebeu sete na região. Em 2026, o número é menor que o registrado nas últimas duas eleições na região, mas o balanço ainda não está fechado, pois as denúncias são recebidas até o fim do pleito.
O assédio eleitoral ocorre quando o empregador utiliza sua posição de poder e a estrutura da empresa para tentar influenciar o voto de trabalhadores.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Entre as situações que podem caracterizar a prática estão ameaças de demissão dependendo do resultado da eleição, exigência do uso de uniformes relacionados a determinado candidato, oferta de dinheiro ou promessa de promoção condicionada à vitória de um candidato e realização de reuniões internas com o objetivo de mobilizar o voto dos funcionários
Agora no g1
Também pode configurar assédio eleitoral impedir que o trabalhador se desloque no dia da eleição para exercer o direito ao voto.
Como denunciar
Denúncias de possíveis casos de assédio eleitoral podem ser feitas diretamente ao Ministério Público do Trabalho. O trabalhador deve acessar o site do MPT e preencher o formulário de denúncia, disponível na página do órgão.
A denúncia pode relatar situações como ameaças, pressão para votar em determinado candidato ou partido, pedidos para comprovar o voto e outras formas de interferência do empregador na escolha do funcionário.
O MPT orienta que situações desse tipo sejam comunicadas para que possam ser analisadas e investigadas pelo órgão.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina