A situação jurídica de Bolsonaro - O Assunto #1606
25/11/2025
(Foto: Reprodução) A prisão preventiva do ex-presidente foi mantida em decisão unânime nesta segunda-feira (24) na 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal. Por 4 votos a 0, os ministros decidiram que Bolsonaro vai continuar preso na Superintendência da PF em Brasília - para onde ele foi levado no último sábado.
Os ministros do STF consideraram que há risco de fuga - às vésperas de o Supremo definir a partir de quando, e onde, Bolsonaro vai cumprir a pena de 27 anos e 3 meses por tentativa de golpe de Estado. Um dos pilares do pedido de prisão do ex-presidente é a violação da tornozeleira eletrônica.
Neste episódio, Natuza Nery conversa com Renato Stanziola Vieira, doutor em Direito Processual Penal pela USP. Ex-presidente do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (Ibccrim), Stanziola detalha os argumentos jurídicos apresentados pelo ministro do STF Alexandre de Moraes para manter a prisão preventiva de Bolsonaro. Moraes foi acompanhado pelos votos dos ministros Flávio Dino, Cristiano Zanin e Cármen Lúcia.
Ele fala quais situações preveem prisão preventiva, e em quais casos há espaço para recurso das defesas. Stanziola responde também o que acontece a partir de agora com a situação jurídica do ex-presidente.
O que você precisa saber:
OCTAVIO GUEDES: Bolsonaro apresenta 3 versões sobre tornozeleira - e pode dificultar defesa
VALDO CRUZ: Bolsonaro caiu em contradição sobre tornozeleira
'Batida na escada', 'curiosidade' e 'paranoia': as versões de Bolsonaro
STF mantém prisão preventiva de Bolsonaro: o que acontece agora?
ENTENDA: Por unanimidade, 1ª Turma do Supremo manteve prisão do ex-presidente
Aliados de Bolsonaro dizem que vão tentar resgatar projeto de anistia
O podcast O Assunto é produzido por: Mônica Mariotti, Amanda Polato, Sarah Resende, Luiz Felipe Silva, Thiago Kaczuroski e Carlos Catelan. Apresentação: Natuza Nery.
Combate a facções: o orçamento da PF
O Assunto é o podcast diário produzido pelo g1, disponível em todas as plataformas de áudio e no YouTube. Desde a estreia, em agosto de 2019, o podcast O Assunto soma mais de 168 milhões de downloads em todas as plataformas de áudio. No YouTube, o podcast diário do g1 soma mais de 14,2 milhões de visualizações.
Câmara dos Deputados durante votação do PL Antifacção
Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados