Acúmulo de lixo em galerias é a principal causa de alagamentos frequentes em Avaré, afirma Defesa Civil
10/12/2025
(Foto: Reprodução) Avaré lidera lista de cidades mais chuvosas de SP com 129 mm em 24 horas
Durante os períodos de chuvas, Avaré (SP) registra pontos de alagamentos e enxurradas de formas frequentes, atrapalhando a qualidade de vida dos moradores e causando estragos nas casas e nas vias que levam tempo para serem reparados.
Entre segunda (8) e terça-feira (9), o município foi o que registrou o maior acúmulo de chuva em todo o estado de São Paulo, com 129 milímetros. Segundo a Defesa Civil Municipal, a principal razão para os alagamentos acontecerem é o acúmulo de lixo nas galerias pluviais.
📲 Participe do canal do g1 Itapetininga e Região no WhatsApp
O coordenador da Defesa Civil de Avaré, Wagner Pereira da Silva, explica que a equipe está averiguando as galerias para fazer uma manutenção preventiva dos locais.
"No momento, nosso serviço é de prevenção. Estamos com o subsecretário de obras para fazer a manutenção devida. Vamos isolar o local e ver o que está acontecendo para fazer os trabalhos", explica.
Avaré lidera cidades mais chuvosas de SP com 129 mm em 24 horas
Wagner ainda aponta que, a cada episódio de chuva forte, os pontos que alagam são sempre os mesmos. Boa parte deles fica em trechos da Rua Maranhão, no Centro. Confira a lista completa:
Rua Acre x Rua Maranhão;
Rua Nove de Julho x Rua Maranhão;
Rua Rio Grande do Norte x Rua Maranhão;
Rua Distrito Federal x Rua Maranhão;
Rua Alagoas x Rua Goiás.
Conforme o coordenador, a água chegou a atingir um metro de altura em alguns trechos. O fornecimento de água e energia seguia normalmente na cidade e não havia registro de vítimas ou grandes danos até a manhã de terça-feira.
Ao g1, Wagner também informou que a Defesa Civil foi acionada para atender um carro que ficou ilhado no Rio Escaramuça e precisou ser retirado com a ajuda de um guincho. Duas pessoas saíram do veículo a tempo e não ficaram feridas.
Segundo apurado pela TV TEM, o Corpo de Bombeiros atendeu um acidente envolvendo dois carros e um motociclista. Ele escorregou devido à chuva e bateu contra um dos veículos. A vítima sofreu ferimentos leves e foi encaminhada ao hospital.
O órgão orienta que os moradores evitem passar de carro por locais onde a água ultrapasse 20 centímetros de altura devido ao risco de acidentes. A recomendação também inclui atenção redobrada para queda de árvores.
Por conta das chuvas, a Prefeitura de Avaré publicou uma nota oficial informando o adiamento dos shows de Fernandinho e Thiago Brado, confirmados como as primeiras atrações da Emapa 2025. Conforme a publicação, uma nova data será remarcada e divulgada em breve.
Ainda conforme a nota, a prefeitura ressaltou que os demais shows da programação permanecem confirmados e serão realizados normalmente.
Defesa Civil é acionada para atender pontos de alagamento e enxurradas após chuva que atingiu Avaré, na segunda-feira (8)
Reprodução/Grupo JBMS de Comunicação
Veja mais notícias no g1 Itapetininga e Região
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM