'Alerta severo': Moradores de Juiz de Fora recebem mensagem no celular indicando risco geológico
16/12/2025
(Foto: Reprodução) Aleta de risco geológico em Juiz de Fora
Iara Maia/TV Integração
Moradores de Juiz de Fora foram surpreendidos com um alerta de risco geológico enviado aos celulares por volta das 14h45 de terça-feira (16). A mensagem foi recebida instantemente por muitos usuários e emitiu um alerta sonoro alto em alguns aparelhos.
O disparo indica risco iminente em determinada região. Confira abaixo a mensagem recebida.
"Alerta de risco geológico para o município de Juiz de Fora: atente-se a locais de encostas e áreas sem cobertura vegetal".
O g1 procurou a Prefeitura de Juiz de Fora, que informou que o disparo foi enviado pela Defesa Civil Estadual. “Esse alerta indica a possibilidade de movimentação de terra, dada a chuva de ontem e a possível chuva prevista para hoje”.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Zona da Mata no WhatsApp
A recomendação é que a população procure locais de segurança durante a chuva. O telefone 199 deve ser acionado caso constatadas trincas em edificações ou movimentações de terra.
Segundo a Defesa Civil, mais de 100 ocorrências foram registradas até a manhã desta terça-feira (16), depois do temporal que atingiu a cidade na noite anterior. Entre os registros, há alagamentos, moradores ilhados e deslizamentos. Em alguns bairros, o volume de chuva passou de 100 milímetros, o que corresponde a quase um terço da média esperada para todo o mês.
Como funciona o alerta
A funcionalidade não necessita de cadastramento prévio e envia mensagens de emergência geolocalizadas, isto é, para todos os celulares que estão em locais de risco de desastres naturais.
O sistema é diferente do alerta encaminhado via SMS, já que aparece sobreposto a qualquer conteúdo acessado no aparelho. Em alguns celulares, houve disparo de sinal sonoro.
Normalmente, há dois tipos de alerta: o extremo e o severo. O extremo é o nível máximo do alerta, em casos de ameaças extremas à vida e à propriedade. Já o severo, a urgência não é imediata e há mais tempo para se proteger.
Risco de chuva intensa até sexta-feira
A previsão indica instabilidade até a sexta-feira (19). Há indicativo de acumulados significativos para a Zona da Mata, especialmente em áreas próximas à divisa com o Rio de Janeiro, onde os volumes podem se aproximar ou até superar 100 milímetros em poucas horas, segundo o Inmet.
Os ventos podem chegar a 100 km/h, que representa também possibilidade no corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores e descargas elétricas.
LEIA TAMBÉM:
Temporal de mais 100 milímetros deixa passageiros ilhados em teto de ônibus e abre cratera em Juiz de Fora
Ônibus e trânsito têm alterações após temporal causar alagamentos em Juiz de Fora; confira
Moradores ilhados, ruas alagadas e crateras abertas: veja FOTOS e VÍDEOS do temporal em Juiz de Fora
Balanço da Defesa Civil aponta quase 100 ocorrências causadas por temporal em Juiz de Fora
Temporal intenso provoca estragos e alagamentos em Juiz de Fora
VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes