Ao menos 40 ônibus do transporte público são vandalizados no DF
16/01/2026
(Foto: Reprodução) Ao menos 40 ônibus do transporte público são vandalizados no DF
Ao menos 40 ônibus, utilizados no transporte público do Distrito Federal, foram vandalizados na noite de quinta-feira (15). O caso aconteceu em garagens da empresa Urbi em Samambaia, Candangolândia, Ceilândia e Recanto das Emas.
Segundo o delegado Josué Pinheiro, a suspeita é que a ação foi realizada por ex-funcionários da empresa para "intimidar" motoristas e cobradores da empresa.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp.
"Tivemos uma demissão em massa no último mês, até mesmo de supervisores. Somente a Urbi foi vítima desse ataque simultâneo, que busca trazer pânico para pessoas específicas, principalmente os motoristas e os trocadores. Ao que tudo indica, são pessoas insatisfeitas que foram demitidas", disse o delegado.
Imagens do local mostram os ônibus com janelas e portas quebradas (veja vídeo acima). Segundo relatos, passageiros e motoristas se machucaram e prestaram queixas em delegacias.
Em nota, a Urbi disse que "está colaborando integralmente com as investigações" (veja íntegra da nota abaixo).
Ônibus vandalizado com janelas quebradas no DF
reprodução
O que diz a Urbi
"Na noite desta quinta-feira (15/01), a Urbi foi alvo de atos criminosos de vandalismo, incluindo o apedrejamento de veículos em operação, em diferentes regiões do Distrito Federal.
Essas ações colocaram em risco a vida de passageiros, motoristas e demais pessoas, além de impactarem diretamente a prestação de um serviço essencial à população, no exercício do direito de ir e vir.
As autoridades competentes foram imediatamente acionadas, e a Urbi está colaborando integralmente com as investigações, fornecendo todas as informações necessárias para a apuração dos fatos e a responsabilização dos envolvidos.
A Urbi repudia veementemente qualquer forma de violência e reforça que a segurança dos passageiros, dos trabalhadores e da comunidade é prioridade absoluta, assim como a manutenção do transporte público com responsabilidade e respeito à vida."
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.