(Foto: Reprodução) Morre Frank Gehry, um dos nomes mais importantes da arquitetura mundial
Morreu nesta sexta-feira (5), nos Estados Unidos, o canadense Frank Gehry — um dos nomes mais importantes da arquitetura mundial. Ele tinha 96 anos.
Tudo começou com um compensado de madeira, metal e telas de arame. O ano era 1978, e um bairro de Santa Mônica, na Califórnia, ganhava uma casa nova. A originalidade foi uma sensação. O morador era o próprio artista: Frank Gehry. Ele dizia que queria se rebelar contra os padrões da arquitetura e o caminho para a rebeldia foi a escultura, como explica o arquiteto Rafael Sobrinho Duarte:
“Os prédios do Gehry, para mim, operam mais no âmbito do sublime, da surpresa, do que propriamente da beleza, por assim dizer”.
As inovações que Gehry buscava eram tão complexas que ele passou a usar um programa da Nasa para fazer os cálculos e projetar as estruturas. Suas obras mais famosas são a Casa Dançante, em Praga, na República Tcheca; a Casa de Espetáculos Walt Disney, em Los Angeles; e o Museu Guggenheim em Bilbao, na Espanha.
“Bilbao é um caso famosíssimo de uma cidade que foi absolutamente transformada por um único edifício. Existe uma Bilbao antes do Guggenheim do Gehry, e outra depois”, afirma Rafael Saldanha Duarte.
O primeiro projeto de Gehry em Nova York foi inaugurado em 2007. O edifício IAC tem dez andares e muita delicadeza. Quando foi aberto ao público, a revista “Vanity Fair” disse que se tratava do edifício comercial mais bonito do mundo.
Frank Gehry nasceu no Canadá, filho de pais operários. Na adolescência, mudou-se para Los Angeles, e foi a cena artística da cidade nos anos 1960 que virou uma das principais fontes de inspiração do arquiteto. Gehry recebeu centenas de prêmios, incluindo a Medalha Presidencial da Liberdade, a mais alta honraria dos Estados Unidos, pela contribuição à cultura e à arquitetura.
“Foram edifícios que transformaram Gehry em mais do que um arquiteto: em uma figura da cultura pop”, afirma Rafael Saldanha Duarte.
Arquiteto canadense Frank Gehry morre aos 96 anos
Reprodução/TV Globo
LEIA TAMBÉM
Frank Gehry, ícone da arquitetura mundial, morre aos 96 anos