Avenida Presidente Vargas é interditada para passagem de carros alegóricos da Série Ouro; escolas desfilam nesta sexta
13/02/2026
(Foto: Reprodução) Pista central da Avenida Presidente Vargas interditada para a passagem dos carros alegóricos das escolas da Série Ouro
Reprodução/TV Globo
Os carros alegóricos das escolas da Série Ouro começaram a chegar à Avenida Presidente Vargas na manhã desta sexta-feira (13), horas antes do início da primeira apresentação, prevista para esta noite.
A movimentação alterou o trânsito no Centro do Rio ainda de madrugada, quando os veículos das escolas do antigo Grupo A seguiram em comboio até a região do Sambódromo.
Para a operação, a pista central da Presidente Vargas no sentido Praça da Bandeira foi totalmente interditada, e o tráfego passou a fluir apenas pelas pistas laterais. Mesmo com o bloqueio, o trânsito nesta manhã seguia sem grandes problemas.
📱Baixe o app do g1 para ver notícias do RJ em tempo real e de graça
Imagens aéreas mostram os carros da Série Ouro enfileirados na Avenida Presidente Vargas
Reprodução/TV Globo
Na altura da Cidade Nova, houve pontos de lentidão, mas sem registro de retenções significativas. Segundo agentes que atuam na região, o transporte dos carros alegóricos ocorreu de forma contínua e sem incidentes.
As interdições no trânsito para os desfiles das escolas de samba na Marquês de Sapucaí começaram nesta quinta (12), segundo a CET-Rio.
O esquema prevê bloqueios graduais em vias do Centro do Rio, principalmente na Avenida Presidente Vargas e nas ruas no entorno da Marquês de Sapucaí, além de mudanças na circulação e reforço na operação do metrô e do VLT.
Avenida Presidente Vargas fechada para a chegada dos carros alegóricos
Reprodução/TV Globo
Transportes
Os trens e o metrô entraram em operação especial na madrugada desta sexta-feira (13). Até a Quarta-Feira de Cinzas, os sistemas vão funcionar ininterruptamente.
A Central do Brasil é uma das estações mais próximas da Marquês de Sapucaí. Para quem vem de metrô e vai acompanhar os desfiles no setor ímpar, este é o melhor ponto para desembarque.
Já quem tem ingresso para o setor par deve optar pelas estações Praça Onze, Cidade Nova ou Estácio.
Os trens e o metrô entraram em operação especial até a Quarta-Feira de Cinzas; os sistemas vão funcionar ininterruptamente
Reprodução/TV Globo
Durante o Carnaval, a Central do Brasil permanece aberta 24 horas por dia. As demais estações funcionam apenas para desembarque após os desfiles.
Estão previstas viagens extras saindo da Central com destino a Santa Cruz, Japeri, Saracuruna e Belford Roxo.
Já no metrô, a estação Presidente Vargas ficará fechada de sábado até terça-feira. A estação Cinelândia vai funcionar das 6h às 20h durante o período.
O sistema de ônibus também será reforçado. Passageiros terão opção de integração do Terminal Gentileza com pontos na Avenida Presidente Vargas, no sentido Praça da Bandeira.