'Black Family Brasil': família do interior de SP transforma conflitos do dia a dia em reality show nas redes sociais
12/02/2026
(Foto: Reprodução) Família transforma conflitos do dia a dia em reality show nas redes sociais
Uma família de Jaú, no interior de São Paulo, transformou conflitos do dia a dia em entretenimento. O que começou com uma discussão por causa de uma xícara virou o "Black Family Brasil", um reality show caseiro inspirado no "Big Brother Brasil", que já reúne 26 participantes e centenas de seguidores nas redes sociais.
Com direito a atividades inspiradas na Prova do Líder, Big Fone e eliminação real do grupo da família, além de dezenas de stories diários, a brincadeira tem como objetivo, acima de tudo, fortalecer ainda mais os laços familiares.
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
O nome "Black Family" vem de como o grupo já é conhecido na cidade, já que a maioria dos membros é negra. Quem organiza tudo é Kleber Amaral, criador e apresentador dos conteúdos nas redes sociais.
'Black Family Brasil': família de Jaú (SP) transforma conflitos do dia a dia em reality show nas redes sociais
Arquivo pessoal
Na brincadeira, ele ganhou o apelido de Preto Bial, em referência a Pedro Bial, ex-apresentador do "BBB".
"Eu enxerguei o potencial da nossa família. Em um grupo com tanta gente, tudo o que acontece pode virar conteúdo. Queríamos mostrar a alegria, as festas e até os atritos, que sempre acabam em risada. É uma forma de transpassar a nossa realidade para as redes sociais", conta Kleber.
A ideia surgiu após uma pequena discussão no grupo de WhatsApp da família para descobrir quem tomou o último gole de café e não lavou a xícara.
"Tudo começou ali. O Kleber viu a confusão e falou: 'Isso aqui dá um 'BBB' para nós'. Foi o estopim para começarmos", lembra Silvia Carla Moreira Bento, que também participa do jogo.
Participantes do 'Black Family Brasil', reality show inspirado no 'BBB'
Reprodução/Instagram
🎲 Como funciona o jogo
Diferente do reality show original, ninguém fica confinado. A "casa" é um grupo de WhatsApp no qual atualmente estão 26 participantes com idades entre 15 e 52 anos, entre tios, primos, pais, mães e até avós.
Mesmo com a base em Jaú, há familiares espalhados por cidades como Pederneiras, Araraquara, Bauru, Ilha Solteira e até a capital paulista.
Como não existe uma casa com câmeras 24 horas, Kleber atua como diretor e produção. Os participantes gravam vídeos em segredo, no chamado "confessionário", e enviam para ele no privado. Depois, Kleber contabiliza os votos e publica tudo nos stories do Instagram.
Votações no 'Black Family Brasil' são feitas pelas redes sociais
Reprodução/Instagram
"Começamos o Instagram do zero e, em uma semana, já tínhamos quase 600 seguidores. Hoje, temos uma média de 300 a 500 visualizações por dia nos stories", afirma.
Initial plugin text
Nos perfis, os participantes mostram o dia a dia, participam das Provas do Líder e do Anjo online e se reúnem em horários combinados para as dinâmicas. Haverá até o prêmio final, que ainda não teve o valor definido.
📞 Big Fone e Paredão
Além da formação do Paredão, eles também têm uma espécie de Big Fone que faz parte do jogo. Kleber liga para o grupo e quem atende pode ganhar benefícios ou ir direto para a berlinda.
Foi o que aconteceu com Vitor Hugo, de 24 anos.
"No primeiro Paredão, achei que estava salvo, porque meu primo era o líder. Aí tocou o Big Fone, eu atendi todo animado e a mensagem era: 'Parabéns, você está no Paredão'. Quase não acreditei. Fui com minha madrasta, Daiana, e uma prima", conta.
'Black Family Brasil': família do interior de SP transforma conflitos do dia a dia em reality show nas redes sociais
Reprodução/Instagram
A pressão do primeiro Paredão foi tão grande que teve até desistência.
"A tensão desse Paredão foi enorme. A Daiana acabou 'apertando o botão' e saiu antes do resultado, porque não aguentou a pressão", completa Silvia.
👪🏿 União familiar
A Black Family já é conhecida em Jaú. A base da família vem de 14 irmãos por parte materna. Muitos moram na mesma rua.
'Black Family' de Jaú (SP) tem como principal lema a união entre os membros
Arquivo pessoal
Apesar de apenas 26 participarem do reality, o grupo completo soma cerca de 70 pessoas, que costumam se reunir para comemorações, festas e encontros.
"Muitas vezes a gente perde alguém sem se despedir direito. Às vezes, só se encontra em velório. Então pensamos: 'Não, a gente gosta de viver'. Criamos nossos grupos e toda semana tem churrasco, festa, conversa", explica Kleber.
Em tempos em que muitas famílias estão cada vez menores e mais distantes, o projeto virou um exemplo de conexão. Para Vitor Hugo, o mais novo entre os participantes, a experiência impressiona até fora de casa.
"Eu vejo como essa conexão é incrível. Quando contei na faculdade, em Ilha Solteira, que minha família estava fazendo um 'BBB', todo mundo achou o máximo. Poucas famílias são unidas assim hoje em dia", diz.
'Black Family' de Jaú (SP) tem como principal lema a união entre os membros
Arquivo pessoal
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília
VÍDEOS: assista às reportagens da região