Bolo com rato foi jogado no lixo e não passará por perícia; entenda os próximos passos da investigação
20/10/2026
(Foto: Reprodução) Cliente encontra rato dentro de bolo e dona de estabelecimento é presa em Porto Alegre
A Polícia Civil informou que o bolo no qual foi encontrado um rato morto, em Porto Alegre, foi jogado fora com o animal e, por isso, não passará por perícia.
Segundo a delegada Milena Simioli, a investigação continuará com base nas fotos do produto, nos depoimentos e nas condições sanitárias encontradas na confeitaria.
A proprietária do estabelecimento da Zona Sul da capital foi ouvida na quarta-feira (14), quando foi presa em flagrante. Conforme a delegada, ela afirmou que não tinha conhecimento do caso e que não sabia o que havia acontecido. A mulher foi solta após audiência de custódia na quinta-feira (15).
De acordo com a Polícia Civil, o homem que consumiu o alimento não apresentou sintomas. Mesmo assim, ele procurou um médico infectologista e foi orientado a tomar um medicamento preventivo.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Os funcionários da confeitaria estão sendo intimados para prestar depoimento. Ainda não há previsão para a conclusão do inquérito. Segundo a delegada, a ausência da perícia no bolo não prejudica a investigação.
Além disso, a apuração não se baseia apenas no animal encontrado no alimento. A polícia também considera as condições de higiene e sanitárias verificadas durante a fiscalização do estabelecimento.
A inspeção do local foi feita pela Vigilância Sanitária. Conforme já informado pela Polícia Civil, foram encontradas fezes e urina de roedores, alimentos com a validade vencida, produtos com fungos e estruturas enferrujadas.
Até o momento, a polícia não recebeu relatos de outras pessoas com casos semelhantes.
O episódio aconteceu na unidade Cavalhada da franquia Casa de Bolos. Um cliente relatou ter consumido o produto durante cerca de três dias. Ele não apresentou sintomas, mas procurou atendimento médico e recebeu orientação para tomar um medicamento preventivo.
A proprietária da confeitaria foi presa em flagrante por crime contra as relações de consumo na quarta-feira (14) e solta após audiência de custódia na quinta-feira (15).
A dona do estabelecimento foi identificada como Amanda Borges Lopes Schenk, 41 anos.
Em nota, a defesa de Amanda Schenk declarou que "os fatos relacionados à ocorrência estão sendo tratados com a máxima seriedade". Leia, abaixo, na íntegra.
A Casa de Bolos disse que "acompanha o caso junto às autoridades competentes e ao departamento jurídico, além de conduzir uma apuração interna para esclarecer os fatos e adotar as medidas contratuais cabíveis".
Veja imagens
Fezes e urina de roedores, produtos vencidos e problemas de higiene: cliente encontra rato morto em bolo
Imagens cedidas/Polícia Civil
O que diz a defesa da proprietária
"NOTA À IMPRENSA
Na qualidade de advogados da proprietária do estabelecimento, informamos que ela já se encontra em liberdade e que os fatos relacionados à ocorrência estão sendo tratados com a máxima seriedade.
O estabelecimento mantém, há mais de 11 anos, os serviços da mesma empresa especializada em dedetização e controle de pragas, sem intercorrências anteriores. Os respectivos comprovantes e registros dos serviços realizados estão disponíveis. A loja conta, ainda, com responsáveis pela gestão operacional, limpeza e manutenção das condições de higiene.
Paralelamente aos esclarecimentos necessários perante as autoridades competentes, está sendo realizada uma auditoria interna rigorosa, destinada a examinar todas as circunstâncias do ocorrido, os procedimentos adotados e os controles existentes. Entre os pontos a serem apurados, está a eventual possibilidade de sabotagem por parte de algum funcionário insatisfeito, hipótese que será investigada de forma criteriosa, sem prejulgamentos ou conclusões antecipadas.
A principal preocupação é assegurar a qualidade dos produtos comercializados, a higiene, a segurança dos alimentos e, sobretudo, o bem-estar e a confiança dos clientes. Todas as medidas cabíveis serão adotadas para o completo esclarecimento dos fatos, bem como para identificar e corrigir eventuais falhas que venham a ser constatadas, preservando os padrões de qualidade e segurança que devem nortear a atividade.
Reafirmamos o compromisso com a transparência, a responsabilidade e a colaboração com a apuração, ressaltando que quaisquer conclusões deverão estar amparadas em elementos objetivos e devidamente verificados.
Hoiama Homem Pareta (OAB/RS 81.081) e Ivan Pareta Júnior (OAB/RS 93.974)
Advogados da proprietária da empresa"
O que diz a Casa de Bolos
"A Casa de Bolos lamenta profundamente o ocorrido na unidade Cavalhada, em Porto Alegre (RS), e considera inaceitável qualquer situação que coloque em risco a saúde e a segurança dos consumidores.
A franqueadora acompanha o caso junto às autoridades competentes e ao departamento jurídico, além de conduzir uma apuração interna para esclarecer os fatos e adotar as medidas contratuais cabíveis.
Embora as unidades sejam operadas por franqueados independentes, todas devem seguir as diretrizes e os padrões operacionais e sanitários estabelecidos pela rede. A Casa de Bolos reforça seu compromisso com a segurança dos consumidores e seguirá colaborando com as autoridades responsáveis pela investigação."
VÍDEOS: Tudo sobre o RS