BRB: conselho aprova Nelson Souza para a presidência
20/11/2025
(Foto: Reprodução) PF começa a analisar documentos apreendidos durante operação contra fraude no Banco Master
Nelson Antônio de Souza foi aprovado pelo Conselho de Administração do Banco de Brasília (BRB) para assumir a presidência da instituição.
A decisão foi divulgada na manhã desta quinta-feira (20).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp.
Nelson Souza, que é ex-presidente da Caixa Econômica Federal, foi indicado pelo governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB) para assumir o comando do BRB, na quarta-feira (19), após o afastamento de Paulo Henrique Costa.
Segundo o governo do DF, o BRB vai seguir o rito de governança previsto em estatuto:
A eleição de Nelson será encaminhada para o Banco Central do Brasil e para a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF);
A posse ocorrerá após a conclusão das etapas de aprovação.
🔎 O afastamento de Paulo Henrique Costa aconteceu na terça (18), em meio à crise provocada pela Operação Compliance Zero, que apura um esquema de fraude envolvendo o Banco Master e o BRB.
🔎 O BRB é uma empresa de economia mista, de capital aberto, e o acionista majoritário é o governo do Distrito Federal (71,92%). É por este motivo que o governador do DF comenta ativamente as atividades do banco e indica nomes para a presidência.
Quem é Nelson de Souza
Nelson Antônio de Souza, ex-presidente da Caixa
Reprodução
Nelson Antônio de Souza é executivo do setor financeiro e já ocupou alguns dos cargos mais importantes do sistema bancário público no país.
Ele é graduado em Consultoria Empresarial pela Universidade de Brasília (UnB) e possui MBA em Administração e Marketing, e licenciatura em Letras e Psicologia.
Atualmente, ocupa o cargo de vice-presidente da Elo. Ele foi funcionário de carreira da Caixa Econômica Federal desde 1979 e presidiu o banco entre 2018 e 2019.
Também comandou o Banco do Nordeste (BNB) em 2014 e esteve à frente de áreas estratégicas ligadas a crédito, habitação e governança.
Banco BRB
Entenda por que o Banco Central rejeitou a venda do Master para o BRB
Jornal Nacional/ Reprodução
O Banco de Brasília S.A. (BRB) foi criado em dezembro de 1964 com o objetivo de ser um agente financeiro para captar os recursos necessários para o desenvolvimento do Distrito Federal.
Em 1991, passou a ser um banco com as carteiras: comercial, câmbio, desenvolvimento e imobiliária.
A empresa é uma sociedade de economia mista, de capital aberto, e o acionista majoritário é o Governo do Distrito Federal (71,92%).
O BRB é uma instituição financeira com atuação no Distrito Federal e com agências no Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, Bahia e Paraíba.
LEIA TAMBÉM:
'PURA CAMARADAGEM': Como aporte de R$ 16,7 bilhões no Banco Master pode ter prejudicado contas do BRB
GAMA: Esquema de empresários do DF sonegou mais de R$ 15 milhões em impostos
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.