Cinema exibe filme ganhador do Oscar com trilha sonora tocada ao vivo pelo DJ KL Jay, do Racionais MC's: 'Icônico'
27/11/2025
(Foto: Reprodução) Chadwick Boseman em cena de 'Pantera Negra'.
Divulgação
Um cinema exibiu, na quarta-feira (26), o filme ganhador do Oscar "Pantera Negra" com a trilha sonora tocada ao vivo em São José do Rio Preto (SP). Entre os artistas que comandaram o som estava um nome conhecido da música brasileira: o DJ integrante do grupo Racionais MC's.
O filme dos Estúdios Marvel foi premiado com três estatuetas do Oscar em 2019 e entrou para a história ao conquistar a primeira indicação de melhor filme para uma produção de super-heróis.
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
Veja os vídeos que estão em alta no g1
Em entrevista ao g1, Caroline Estravini, técnica de programação do Sesc Rio Preto, responsável pela exibição, explicou que o formato exibe os longas-metragens de modo que as músicas sejam executadas ao vivo, acompanhando a minutagem das cenas, enquanto os demais aspectos da obra original são mantidos.
O projeto busca ampliar a imersão do público, criando uma nova experiência para quem já assistiu ao filme e uma percepção mais intensa para quem o vê pela primeira vez.
Em entrevista à reportagem, o DJ KL Jay, integrante do grupo Racionais MC's, comentou sobre os desafios de participar do projeto. Apesar disso, comemorou a oportunidade de tocar em um filme com tanta representatividade, em especial no mês em que se comemora o Dia da Consciência Negra.
"Fazer a trilha sonora de um filme ao vivo, como foi o caso de 'Pantera Negra', sempre é um desafio, mas é algo que agrega muito ao meu currículo. Por ser um filme icônico e com grande representatividade, o trabalho foi ainda mais gratificante", diz o artista.
O processo de preparação do DJ durou cerca de dois dias e envolveu assistir ao filme em casa para identificar os trechos de intervenção e testar as músicas que melhor se encaixavam ao setlist.
DJ KL Jay é integrante do grupo Racionais MC's
Reprodução
'Experiência cinematográfica única'
A apresentação também recebeu o baixista Guilherme Chiappetta. À reportagem, ele explicou que, para a trilha tocada ao vivo, cada segundo na música importa e respeitar o filme é essencial para o sucesso da experiência.
"Assistir a um filme com trilha sonora ao vivo oferece ao público a sensação de frescor da música, proporcionando uma experiência cinematográfica única", afirma Guilherme.
Guilherme também comentou sobre o processo de criação, uma vez que precisou assistir ao filme e estudar as limitações técnicas e os instrumentos.
"Assistimos ao filme várias vezes e buscamos trazer sensações novas. Usei o baixo mais como sintetizador, interagindo com o filme e com o DJ, para potencializar a narrativa sem atrapalhar a atenção de quem assiste", explica o artista.
No Sesc Rio Preto, outras exibições com música ao vivo já foram realizadas, como os Cine Concertos dos filmes "Onde os Fracos Não Têm Vez", dirigido por Joel e Ethan Coen, em 2024, e "Central do Brasil", de Walter Salles, em 2023.
Marvel lança trailer do filme do 'Pantera Negra'
Pantera Negra teve maioria de atores negros nos papéis principais e secundários
Marvel Studios
Veja mais notícias da região no g1 Rio Preto e Araçatuba
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM