Clima muda no Congresso e governo intensifica pressão para barrar PL que reduz penas para golpistas
Apesar de haver acordo das cúpulas da Câmara e do Senado, o presidente Lula pode vetar parcial ou totalmente o projeto da dosimetria, que reduz penas dos condenados na ação penal da trama golpista. Segundo assessores, o governo decidiu se colocar contra a proposta.
O clima no Senado, que tendia a ser pela aprovação do texto que passou pela Câmara dos Deputados, pode estar mudando.
Alguns senadores já estão começando a alertar o presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União-AP), que vão trabalhar para travar a votação neste ano.
Esperidião Amin é designado para relatar PL da Dosimetria na CCJ do Senado
A proposta já aprovada na Câmara pode reduzir o tempo de prisão em regime fechado do ex-presidente Jair Bolsonaro de sete anos para cerca de dois anos e quatro meses, além de tirar da prisão aqueles que ainda estão cumprindo pena pela invasão dos prédios dos Três Poderes em 8 de janeiro de 2023.
O presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado, Otto Alencar (PSD-BA), garantiu que não há nenhuma possibilidade de se colocar qualquer tipo de anistia para Bolsonaro e outros golpistas condenados pelo STF.
Otto Alencar, por sinal, não concordou com a votação do projeto diretamente no plenário. Ele exigiu que o texto passasse pela comissão que preside, a CCJ. E que gostaria de um debate mais aprofundado sobre o tema.
Alcolumbre, porém, quer a votação na semana que vem. O que ainda não está totalmente garantido.FONTE: https://g1.globo.com/politica/blog/valdo-cruz/post/2025/12/11/lula-pode-vetar-parcial-ou-totalmente-projeto-da-reducao-de-penas-de-golpistas.ghtml