Coleta de lixo: moradores denunciam suspensão do serviço há mais de uma semana em bairros de Teresina
26/12/2025
(Foto: Reprodução) Zonas Sul e Sudeste de Teresina estão sem coleta de lixo há uma semana
Moradores denunciam que o serviço de coleta regular de lixo não é realizado em bairros das Zonas Sul e Sudeste de Teresina há mais de uma semana.
Em nota, a Entidade Autárquica Teresinense de Desenvolvimento Urbano (Eturb) informou que está registrando todas as reclamações e encaminhando-as à Ibero Lusitana, empresa terceirizada responsável pelo serviço, para providências imediatas.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
A Eturb destacou ainda que a empresa já vem sendo formalmente notificada e que penalidades legais estão sendo aplicadas. E ressaltou que não descarta a rescisão do contrato caso as irregularidades na prestação do serviço persistam.
A Rede Clube buscou a Ibero Lusitana, mas não teve retorno até a última atualização desta reportagem.
Greve há menos de 10 dias
No dia 17 de dezembro, os trabalhadores da limpeza pública de Teresina suspenderam as atividades nas Zonas Sul e Sudeste da capital por cerca de 12 horas. A greve foi suspensa após a empresa Ibero Lusitana efetuar o pagamento das horas extras de novembro, do vale-alimentação de dezembro e regularizar o plano de saúde da categoria.
A informação foi confirmada por Jônatas Miranda, presidente do Sindicato dos Empregados das Empresas de Asseio e Conservação do Piauí (Seeacep). Segundo ele, a decisão de retomar os serviços ocorreu logo após a confirmação dos depósitos.
Coleta de lixo: moradores denunciam suspensão do serviço há mais de uma semana em bairros de Teresina
Reprodução/TV Clube
Leia a nota da Eturb na íntegra
A Eturb – Entidade Autárquica Teresinense de Desenvolvimento Urbano – informa que todas as reclamações recebidas referentes à coleta de lixo domiciliar nas Zonas Sul e Sudeste da capital estão sendo devidamente registradas e encaminhadas à empresa Ibero Lusitana, responsável pelos serviços, para a adoção das providências cabíveis.
A autarquia esclarece que a empresa já vem sendo formalmente notificada em razão das demandas apresentadas e que a Eturb está aplicando todas as penalidades previstas em lei, não sendo descartada, inclusive, a rescisão do contrato caso as irregularidades persistam.
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube
S