Com chuva, cratera mais antiga também cede e aumenta de tamanho na Zona Sul de São José
07/02/2026
(Foto: Reprodução) Cratera mais antiga também cede e aumenta de tamanho em São José
Após a segunda cratera se abrir no Jardim Imperial, em São José dos Campos, na tarde deste sábado (7), uma nova preocupação surgiu para os moradores: a cratera mais antiga, que se abriu em janeiro e “engoliu” um caminhão, voltou a ceder e aumentou de tamanho.
O registro foi feito por volta das 17h30, pelo morador Fábio Marcondes, que flagrou o momento exato em que blocos de terra se soltaram e aumentaram a circunferência e a profundidade da cratera.
O incidente aconteceu na Rua Felisbina de Souza Machado. O trecho da rua onde a cratera se abriu já estava interditado parcialmente desde o último dia 27 de janeiro, quando o asfalto cedeu no cruzamento com a Rua Roberto Baranoy.
Na ocasião, um caminhão carregado com cerca de 10 toneladas de blocos de concreto foi “engolido” pela cratera enquanto passava pelo trecho.
Na data, o veículo ficou inicialmente preso pelo eixo traseiro e, com o peso, o buraco aumentou até que o caminhão caiu completamente dentro da abertura. Apesar do susto, ninguém ficou ferido e a área precisou ser isolada para segurança.
Agora, com a chuva forte que atingiu o município, a cratera antiga aumentou de tamanho e uma nova cratera se abriu na mesma rua.
LEIA TAMBÉM:
Nova cratera se abre em rua onde caminhão foi 'engolido' por buraco gigante em São José dos Campos
VÍDEO: calçada desaba e poste de energia cai dentro de cratera em São José dos Campos
Nova cratera se abre em rua do bairro Jardim Imperial, em São José dos Campos
O afundamento voltou a assustar moradores, que temem novos desabamentos no local.
Até às 18h, a cratera continuava instável e ainda não havia informações sobre feridos ou casas interditadas.
Por meio de nota, a Prefeitura de São José dos Campos "a via foi devidamente sinalizada para garantir a segurança dos moradores e de quem passa pelo local. Equipes da Prefeitura, da Mobilidade Urbana, Manutenção da Cidade, Apoio Social, Urbam e Defesa Civil estão empenhadas para atender essa e outras ocorrências das chuvas".
Já a concessionária de energia EDP afirmou que foi acionada após parte do solo ceder na rua Felisbina de Souza Machado, no Jardim Imperial, derrubando postes. A equipe da concessionária está no local, desligou a rede para isolar o risco e está avaliando as condições de segurança para iniciar os trabalhos de remoção dos postes atingidos.
A Sabesp disse que enviou uma equipe técnica ao Jardim Imperial para vistoriar a área e que, em razão das chuvas que atingem o município, ainda não é possível identificar as causas da ocorrência. As equipes técnicas permanecem no local para avaliação.
"Caso seja constatada responsabilidade da Companhia, as providências necessárias serão adotadas para a devida solução do problema no menor tempo possível", disse a Sabesp.
Rua de São José continua interditada após abertura de cratera
Com chuva, cratera mais antiga também cede e aumenta de tamanho na Zona Sul de São José
Gilberto Araújo
Com chuva, cratera mais antiga também cede e aumenta de tamanho na Zona Sul de São José
Fábio Marcondes
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina