Criança de 2 anos tem morte encefálica e família autoriza doação de coração em Taubaté
17/04/2026
(Foto: Reprodução) Criança de 2 anos tem morte encefálica e família autoriza doação de coração em Taubaté
Divulgação
O Hospital Regional do Vale do Paraíba, em Taubaté, realizou na noite desta quinta-feira (16) a primeira captação de coração infantil de 2026.
Segundo o hospital, o doador foi uma criança de 2 anos, que estava internada há três dias na UTI pediátrica e teve morte encefálica confirmada após exames clínicos e complementares. A doação do órgão foi autorizada por familiares.
Após a confirmação, foi iniciado o processo para localizar uma criança compatível que estivesse na fila do transplante para receber um coração. A operação contou com apoio da Organização de Procura de Órgãos (OPO) de Campinas.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
A captação contou com a mobilização de equipes médicas e apoio logístico do helicóptero Águia, da Polícia Militar.
De acordo com o hospital, esta foi a quarta captação de órgãos realizada na unidade neste ano. Em 2025, foram cinco procedimentos ao longo de todo o ano.
O hospital informou ainda que o processo de confirmação de morte encefálica segue protocolos rigorosos e pode levar cerca de 24 horas, com acompanhamento da família em todas as etapas.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina