Defesa Civil envia alerta para celulares após piora da fumaça em Manaus
17/10/2026
(Foto: Reprodução) Fumaça de queimadas deixa qualidade do ar 'perigosa' em Manaus
Moradores de Manaus receberam um alerta da Defesa Civil na manhã deste sábado (17) com orientações para se proteger da fumaça que encobre a cidade há dez dias consecutivos. O aviso recomenda o uso de máscara ao sair de casa e que a população evite a exposição à fumaça.
Por volta das 8h, a qualidade do ar era classificada como "péssima" em 14 dos 15 sensores da capital, segundo o Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental (Selva), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).
Esta não é a primeira vez que a Defesa Civil envia alertas para celulares por causa da fumaça. Um aviso semelhante foi emitido na manhã de 9 de outubro, com as mesmas recomendações.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
Além de Manaus, a Defesa Civil emitiu alertas de risco severo para Maués, Manaquiri, Itacoatiara, Parintins, Urucurituba, Autazes, Iranduba e Nova Olinda do Norte por causa de incêndios florestais e da piora na qualidade do ar.
Na madrugada deste sábado (17), sensores registraram concentrações de partículas finas (MP2,5) acima de 125 µg/m³ em 24 horas nesses municípios. Segundo o alerta, a qualidade do ar, classificada como "péssima", oferece risco de problemas respiratórios e cardiovasculares para toda a população.
Manaus tem pior qualidade do ar do Brasil
A fumaça das queimadas mantém Manaus na primeira posição do ranking de cidades com pior qualidade do ar do Brasil, segundo a plataforma internacional IQAir.
Por volta das 8h40 deste sábado, a capital amazonense registrava 657 pontos no índice de qualidade do ar (AQI+), classificado como "perigoso".
A concentração de partículas finas de poluição (PM2.5) era de 404,3 microgramas por metro cúbico (µg/m³), o equivalente a 80,9 vezes a diretriz anual de concentração recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Porto Velho (RO) aparecia em segundo lugar no ranking brasileiro, com 60 pontos no índice de qualidade do ar.
Por que Manaus está coberta de fumaça há semanas? Entenda o avanço dos incêndios no Amazonas
Moradores denunciam incêndio em lixão de Manacapuru e cobram solução: ‘Fumaça invade casas e comércios’
Defesa Civil enviou alerta de fumaça para celulares da população em Manaus
Reprodução
Alerta foi enviado para moradores de Parintins e Itacoatiara.
Reprodução