DF ganha primeiro centro de referência para crianças autistas; espaço fica na estação 108 Sul do Metrô
16/12/2025
(Foto: Reprodução) qu
TV Globo/Reprodução
O Distrito Federal ganhou o primeiro Centro Especializado em Autismo (Cretea). O espaço fica na Estação 108 Sul do Metrô-DF e começou a funcionar na manhã desta segunda-feira (15).
🔎 O transtorno do espectro autista (TEA) é uma condição do neurodesenvolvimento que pode afetar a comunicação, o comportamento e as relações sociais.
O centro reúne todos os serviços da rede pública em um só lugar e vai atender crianças de até 10 anos diagnosticadas com autismo. Os pais também recebem orientações de como acolher e ajudar no desenvolvimento dos filhos.
Para conseguir atendimento no Cretea, é preciso buscar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para receber o encaminhamento e, então, procurar o centro especializado. A expectativa da Secretaria de Saúde é de que, em um período médio de seis meses após o encaminhamento, as crianças recebam todos os atendimentos necessários no espaço.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp.
Espaço de esperança
DF ganha primeiro Centro de Referência para Crianças Autistas, na estação 108 Sul do Metrô
TV Globo/Reprodução
A dona de casa Fabíola Rodrigues Meireles é mãe do Henry, de 3 anos. A família mora em Samambaia e foi a primeira a ser atendida no Centro de Referência para Crianças Autistas (Cretea).
"Não é fácil ser mãe de uma criança autista e não ter um tratamento correto, adequado para essa criança. Isso não é uma luta só de agora. Há anos trás, a minha filha, com 17 anos, não conseguia um diagnóstico e não tinha um tratamento adequado. Eu fico muito esperançosa com esse espaço que, hoje, está se abrindo para a gente", afirma Fabíola.
O enfermeiro Eduardo Gomes tem um filho autista, de 10 anos. Segundo ele, o menino precisa de acompanhamento com psicólogos, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais, mas os gastos mensais com esses profissionais chegam a quase R$ 800, que a família não tem condição de pagar.
"Sem isso a criança desregula, só decaí. Fora que todo ano aumenta, e fica mais caro o custo. Por isso eu vim aqui para ver se consigo as terapias para o meu filho", diz Eduardo.
DF ganha primeiro Centro de Referência para Crianças Autistas, na estação 108 Sul do Metrô
LEIA TAMBÉM:
PRAÇA DOS TRÊS PODERES: Iphan diz que não foi notificado e escultura de Niemeyer precisará ser realocada em Brasília
ABANDONADO: Ibaneis anuncia intenção de venda e Terracap avalia Centro Administrativo no DF em R$ 600 milhões
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.