Donald Trump de olho na eleição brasileira - O Assunto #1747
25/06/2026
(Foto: Reprodução) Nesta terça-feira (23), o presidente dos Estados Unidos compartilhou em sua rede social um artigo publicado pela emissora NewsMax que cita o Brasil como o próximo “teste” de Trump no processo de “ressurgimento conservador” da América Latina. É mais um sinal de que a Casa Branca está com a eleição brasileira na mira. A relação entre Trump e Lula, que já foi descrita pelo americano como uma “excelente química”, agora está estremecida – depois do encontro do G-7, ele também disse que “não pensa” e “não se importa” com Lula. Na relação entre os países, as últimas semanas registraram o anúncio de um novo tarifaço sobre produtos brasileiros e a classificação das facções CV e PCC como organizações terroristas por parte do governo americano.
Neste episódio, Natuza Nery conversa com o analista internacional Christopher Garman sobre o que quer Donald Trump no Brasil e qual o tamanho da influência que ele pode ter nas eleições daqui. Garman avalia o impacto das ações da Casa Branca nas demais eleições latino-americanas e analisa as perspectivas de Lula e Flávio Bolsonaro até outubro.
Convidado: Christopher Garman, diretor executivo das Américas na Eurasia Group, consultoria voltada em analisar tendências geopolíticas, eleições e mudanças regulatórias no continente.
O podcast O Assunto é produzido por: Luiz Felipe Silva, Sarah Resende, Carlos Catelan, Luiz Gabriel Franco, Juliene Moretti, Stéphanie Nascimento e Guilherme Gama. Apresentação: Natuza Nery.
O que você precisa saber:
Trump elogiou Lula durante reunião com Flávio Bolsonaro
Lula é uma pessoa 'muito volátil', diz Trump
DUAILIBI: Lula deve explorar temor de invasão americana no Brasil para reagir à decisão de Trump sobre PCC e CV
Sem reunião formal entre Lula e Trump no G7, tarifaço segue na mira do governo e reforça estratégia de pressão dos EUA
Lula diz que foi pego de 'surpresa' com tarifas propostas e que vai enviar nova carta a Trump
Quaest: para 43%, Lula saiu mais forte após encontro com Trump
Na Casa Branca, Lula e Donald Trump discutem terras raras, crime organizado e comércio
Jornal Nacional/ Reprodução
O Assunto é o podcast diário produzido pelo g1, disponível em todas as plataformas de áudio e no YouTube. Desde a estreia, em agosto de 2019, o podcast O Assunto soma mais de 168 milhões de downloads em todas as plataformas de áudio. No YouTube, o podcast diário do g1 soma mais de 14,2 milhões de visualizações.