Eleições 2026: Triângulo e Alto Paranaíba perdem uma cadeira em Brasília e mantêm representatividade em BH
07/10/2026
(Foto: Reprodução) Câmara dos Deputados
Agência Brasil
A região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba perdeu um representante na Câmara dos Deputados, em Brasília, com a eleição de sete deputados federais no pleito de 2026 diante dos oito que foram eleitos nas eleições de 2022. Contudo, a área manteve o mesmo número de representação na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em Belo Horizonte, com as mesmas nove cadeiras garantidas.
Ao todo, Minas Gerais tem 53 vagas de deputados na capital federal. A perda de uma cadeira significa uma redução de 2% de representatividade do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba na Casa.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Triângulo no WhatsApp
Confira a lista completa dos deputados do Triângulo e Alto Paranaíba eleitos em 2026 e compare com os eleitos em 2022.
Deputados Federais
Deputados federais eleitos do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas
Arte/g1
A perda é referente à não reeleição de Ana Paula Leão (PP). Além disso, a região também teve mudanças em algumas cadeiras.
Saem:
❌Mauricio do Vôlei (PL) - Iturama
❌Zé Silva (Solidariedade) - Iturama
Entram:
🟢Caporezzo (PL) - 57.878 votos - Uberlândia
🟢Igor Santos (PL) - 70.572 votos - Paracatu
Permanecem:
▶️André Janones (Rede) - 78.780 votos - Ituiutaba
▶️Dandara (PT) -108.193 votos - Uberlândia
▶️Greyce Elias (PL) - 66.395 votos - Patrocínio
▶️Weliton Prado (PSD) - 129.366 votos - Uberlândia
▶️Zé Vitor (PL) - 145.006 votos - Araguari
Deputados Estaduais
Deputados estaduais eleitos do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas
Arte/g1
Já na ALMG, apesar de nenhuma perda no quantitativo, houve mudanças em quatro cadeiras.
Saem:
❌Arnaldo (União Brasil) - Uberlândia
❌Bosco (PSD) - Araxá
🔃Caporezzo (PL) - Uberlândia
❌Leonídio Bouças (PSDB) - Uberlândia
Arnaldo, Bosco e Leonídio Bouças tentaram a reeleição, mas não atingiram a quantidade de votos suficientes para garantirem uma vaga de titular na ALMG. Eles ficam como suplentes.
Já Caporezzo concorreu a deputado federal e foi eleito. Por tanto, ele deixa a cadeira em Belo Horizonte para ocupar uma em Brasília.
Entram:
🟢Anderson Lima (PL) - 59.870 votos -Uberlândia
🟢Tony Carlos (PSDB) - 56.546 votos - Uberaba
🟢Fabão (PV) - 52.940 votos - Uberlândia
🟢Fernando Breno (PRD) - 36.648 votos - Coromandel
Anderson Lima e Fabão devem deixar a Câmara de Vereadores de Uberlândia, em janeiro de 2027, para assumirem no legislativo estadual.
Tony Carlos, que já está em exercício na ALMG como suplente, assume em 2027 como efetivo pelos próximos quatro anos.
Já Fernando Breno estava como prefeito de Coromandel pelo segundo mandato consecutivo e renunciou ao Executivo municipal em 2026 para se candidatar à ALMG, onde assume como titular de uma cadeira em 2027.
Permanecem:
▶️Lud Falcão (Republicanos) - 159.944 votos - Patos de Minas
▶️Elismar Prado (PSD) - 113.243 votos - Uberlândia
▶️Maria Clara Marra (PSDB) - 91.532 votos - Patrocínio
▶️Raul Belém (PSD) - 74.546 votos - Araguari
▶️Marli Ribeiro (PL) - 53.729 votos - Paracatu
LEIA TAMBÉM:
Veja as promessas de Cleitinho Azevedo para as regiões do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba
Dezesseis deputados do Triângulo Mineiro e região são eleitos para o Congresso e a Assembleia; veja lista
Filha de Odelmo Leão não consegue herdar espólio político do pai, e viúva perde reeleição para a Câmara
Cleitinho fala sobre próximos passos após ser eleito governador de Minas
VÍDEOS: Veja tudo sobre o Triângulo Mineiro