Ex-monstro do Hopi Hari, 'bruxa' da Colorado do Brás orienta bailarinos e deseja 'merda' antes de entrar na avenida em SP
13/02/2026
(Foto: Reprodução) Bruxa da Colorado do Brás
Gustavo Honório/g1
Antes de entrar na avenida na primeira noite de desfiles do Grupo Especial do Carnaval de São Paulo, Carlos Roberto reuniu os bailarinos da Comissão de Frente, que o acompanham no desfile e fez questão de desejar boa sorte.
Pediu que todos se divertissem e encerrou com um sonoro “merda”, expressão tradicional do teatro usada como desejo de sucesso. Minutos depois, já incorporado à personagem, falou de sua trajetória peculiar: dos parques de diversão ao destaque do carnaval paulistano.
Também conhecido como Beto, o ator é o responsável por dar vida à bruxa Baba Yaga no desfile da Colorado do Brás nesta madrugada. Como destaque em um dos carros alegóricos, ele afirma que a expectativa é transformar a avenida em um grande sabá.
“A expectativa é chamar todas as bruxas e reivindicar nossa liberdade”, diz. Segundo ele, a figura da bruxa simboliza a perseguição histórica às mulheres. “As mulheres foram muito massacradas. Se tivesse uma verruga, era chamada de bruxa. Ou se fosse uma vidente, também era chamada de bruxa. Mas hoje, faremos o grande sabá para mostrar que todas as mulheres têm o seu direito.”
Maquiador e dançarino, ele conta que trabalhou por muitos anos como monstro em parques como o Hopi Hari.
“Desde então, eu comecei a ser reconhecido”, afirma. Foi nesse contexto que, há 13 anos, chamou a atenção do carnavalesco da Colorado do Brás ao interpretar uma bruxa em um parque. “Ele se encantou e sempre falou: ‘eu vou colocar você qualquer dia, qualquer carnaval, em evidência com uma bruxa’.”
O convite se concretizou no ano passado, durante uma reunião na casa de um amigo. “Ele falou: 'eu tenho uma coisa pra te mostrar'. E apresentou esse carro. Foi uma emoção pura.”
Para o ator, ocupar o posto de destaque em um carro alegórico é a realização de um desejo antigo. “Vim de destaque num lugar muito almejado por muitos. E poder trazer essa personagem, mostrar minha arte junto com o balé, eu tô muito feliz mesmo.”
No desfile, Baba Yaga surge cercada por corvos. “A bruxa tem os corvos dela. Os corvos são os mensageiros das bruxas. Eles que levam a carta, eles que vão ver as pessoas que as bruxas pedem pra ir atrás.”
Na parte de trás do carro, uma igreja compõe o cenário. Segundo o ator, a estrutura representa o período em que mulheres eram perseguidas sob acusações de feitiçaria. “Ali é a igreja onde os cristãos apedrejavam muitas mulheres. A gente, na verdade, tirava os demônios que falavam que tinha. E a minha bruxa representa isso: a demonização da mulher.”
Comissão de frente da Colorado do Brás
Gustavo Honório/g1
Monstros e bruxas em carro alegórico da Colorado do Brás
Gustavo Honório/g1
Veja os vídeos que estão em alta no g1