Faltas em consultas deixam filas ainda mais longas na rede pública de Boituva; UBSs instalam ‘faltômetro’
21/11/2025
(Foto: Reprodução) Alta demanda e desistências causam atrasos no atendimento na saúde em Boituva
Enquanto muita gente espera meses por uma consulta ou exame na rede pública, outras pessoas marcam, pegam o lugar de quem precisa de atendimento e não aparecem. Em Boituva, isso faz as filas ficarem ainda maiores.
Segundo a Secretaria de Saúde, mais de 37 mil pacientes faltaram às consultas e exames somente neste ano.
📲 Participe do canal do g1 Itapetininga e Região no WhatsApp
Dona Maria Aparecida tentou marcar uma consulta com o ginecologista na UBS Novo Mundo, em Boituva (SP), mas não conseguiu.
Reprodução/TV TEM
Dona Maria Aparecida tentou marcar uma consulta com o ginecologista na UBS Novo Mundo, em Boituva (SP), mas não conseguiu. A unidade informou que não há vagas para novos agendamentos e segundo ela essa não foi a primeira vez.
Devido à diabetes tipo 2, ela também precisa de acompanhamento com o clínico geral, mas o retorno só deve acontecer daqui a três meses.
"Você tenta marcar, você liga, você vai e não tem e acaba desistindo".
Nas Unidades Básicas de Saúde, foram mais de 17 mil faltas entre janeiro e novembro, quase 27% dos atendimentos. Nos exames laboratoriais, 1.414 pacientes não compareceram e não avisaram. Na atenção especializada, como CAPS e Policlínica, quase 30% das consultas não aconteceram.
Faltômetro
Boituva tem nove Unidades Básicas de Saúde. E em cada uma delas será instalado um ‘faltômetro’, que mostra quantas ausências foram registradas.
O secretário de Saúde reforça que, quando o paciente não puder ir à consulta, é fundamental avisar com antecedência para liberar a vaga para outra pessoa. "A cada três consultas está tendo uma falta. Se não consegue contato via WhatsApp, via telefone se conscientizar de ir até a unidade e refazer esse agendamento. Vai ajudar diminuir as filas".
Segundo a Secretaria de Saúde de Boituva (SP), mais de 37 mil pacientes faltaram às consultas e exames somente neste ano.
Reprodução/TV TEM
Veja mais notícias no g1 Itapetininga e Região