'Fiquei desesperado': morador narra fuga após rompimento de barragem no Tocantins
22/12/2025
(Foto: Reprodução) Barragem se rompeu na zona rural de Ponte Alta do Bom Jesus
O rompimento parcial da barragem de uma represa particular em Ponte Alta do Bom Jesus, no sudeste do Tocantins, provocou uma onda de destruição e medo entre moradores ribeirinhos. Rafael Queiroz, médico veterinário e morador da região, descreveu o momento como um "tsunami de água". Ele contou que estava trabalhando quando recebeu uma ligação alertando sobre o rompimento do Ribeirão Bonito.
“Eu fiquei desesperado. Minha mãe, minha filha e minha esposa estavam em casa, na beira do rio. Peguei a caminhonete e fui correndo, imaginando Brumadinho. Quando cheguei, falei para todo mundo sair correndo. Pegamos criança, cachorro, pato, ganso, tudo no desespero”, relatou.
📱 Clique aqui para seguir o canal do g1 TO no WhatsApp
O acidente aconteceu na manhã de sexta-feira (19) e alagou áreas rurais, causando prejuízos ambientais considerados “devastadores” pelas autoridades. A estrutura estava associada à Central Geradora Hidrelétrica (CGH) Surreal. O incidente resultou na elevação do volume de água do rio, que passa pela zona rural da região das Serras Gerais. Segundo Rafael, o impacto ambiental foi chocante.
"Vi cavalo boiando morto, peixe morrendo. A água virou lama. Antes pegávamos jaú, hoje não tem mais peixe. Essas usinas sobem e descem a água, matam tudo. É ganância por dinheiro". Ele também criticou a falta de comunicação da empresa responsável: "Ninguém avisou nada. Nem um dono da usina ligou para orientar. É um descaso com quem mora aqui", contou.
LEIA TAMBÉM:
Rompimento de barragem atingiu ponto turístico no Tocantins; veja antes e depois
Rompimento de barragem no Tocantins: entenda a situação, impactos e as investigações
Ações dos bombeiros são encerradas após rompimento de barragem e prefeitura vai monitorar os prejuízos à população
Situação de ribeirão após rompimento de barragem
Divulgação/Bombeiros
De acordo com o Corpo de Bombeiros, seis casas foram atingidas e cerca de 15 pessoas precisaram ser retiradas preventivamente. Não houve registro de feridos ou mortes.
A Prefeitura de Ponte Alta informou que segue monitorando os danos e abastecendo os ribeirinhos com caminhões-pipa, já que a água do rio pode estar contaminada. Amostras foram coletadas para análise.
A empresa ZX Energia, responsável pela barragem, afirmou em nota que equipes técnicas estão no local e que medidas preventivas foram adotadas, como fornecimento de água mineral e reforço no abastecimento. A CGH estava em fase final de construção e ainda não havia iniciado operações.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Natalício Torres, classificou o impacto ambiental como grave: "Está estável, sem problema humano grave, mas o dano ambiental foi devastador". Plantios de pequenos produtores foram alagados, e pontos turísticos da região sofreram prejuízos.
Íntegra da nota dos Bombeiros
O Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO), por meio da 6ª Companhia Independente de Bombeiros Militar (6ª CIBM), concluiu, neste domingo, 21 , as ações de Defesa Civil relacionadas ao rompimento da barragem no Rio Ribeirão Bonito, no município de Ponte Alta do Bom Jesus. A corporação atuou na região desde as primeiras horas do incidente, que ocorreu na última sexta-feira, 19.
As atividades desenvolvidas incluíram o mapeamento das áreas atingidas, o levantamento de residências e moradores ribeirinhos, a verificação de possíveis danos e a identificação das demandas apresentadas pela população local, com o devido registro e encaminhamento às instâncias competentes.
No sábado, 20, foram iniciadas coletas de água no Rio Ribeirão Bonito por técnicos da empresa responsável pela barragem. As mesmas foram destinadas à análise de qualidade para consumo humano. Diante disso, a população ribeirinha diretamente afetada foi estimada em cerca de 15 pessoas, permanecendo a situação sob acompanhamento das instâncias responsáveis.
Após a conclusão das ações sob responsabilidade do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins, não há necessidade de permanência da Corporação na região atingida. O CBMTO permanece à disposição para eventual necessidade de nova atuação, caso haja alteração no cenário ou demanda por parte das autoridades competentes.
Íntegra da nota da empresa Grupo ZX Energia
O Grupo ZX Energia informa que, por volta das 8h desta sexta-feira, 19 de dezembro, foi registrado um acidente sem vítimas durante a fase de obra civil da Central Geradora Hidrelétrica (CGH), localizada no município de Ponte Alta do Bom Jesus (TO).
O acidente envolveu o rompimento parcial de estrutura do vertedouro em implantação. A área encontra-se sob monitoramento técnico contínuo. Desde o primeiro momento, equipes técnicas da ZX Energia atuam no local para avaliação da área afetada e registro das necessidades da população. Como medida preventiva, a empresa contratou um caminhão-pipa para reforço no abastecimento, além de distribuir água mineral aos moradores da região.
A ZX Energia está colaborando integralmente com as autoridades competentes para o acompanhamento do caso e a apuração técnica das causas do acidente. Novas informações serão divulgadas oportunamente, com total transparência e responsabilidade.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.