Foragido da Justiça foi assassinado por irmão durante briga familiar, diz delegado
26/01/2026
(Foto: Reprodução) Quais as diferenças entre o homicídio culposo e doloso?
Francisco Henrique dos Santos, de 29 anos, foi assassinado com um tiro de espingarda pelo próprio irmão, durante uma briga familiar, no povoado Cajazeiras, na zona rural Norte de Teresina. A informação foi confirmada pelo delegado Natan Cardoso, do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP).
Segundo o delegado, o irmão de Francisco se apresentou ao DHPP nesta segunda-feira (26) e confessou ter atirado, mas alegou legítima defesa e foi liberado após o tempo necessário para a prisão em flagrante ter sido ultrapassado.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
"Ele se apresentou, mas já havia passado o tempo do flagrante e por isso foi liberado. Alegou legítima defesa, mas nós iremos investigar", iniciou o delegado.
Ainda de acordo com Natan Cardoso, o rapaz relatou ter ido até a casa e encontrado outro irmão e a mãe discutindo com Francisco Henrique. Segundo a Polícia Militar, a vítima agrediu a própria mãe e entrou em luta corporal com o familiar.
O disparo partiu de uma área nos fundos do imóvel. Francisco foi levado ao Hospital Municipal Dr. Mariano Gayoso Castelo Branco, mas ele chegou morto ao local.
O DHPP segue investigando o caso. O delegado destacou que a investigação irá determinar se será necessário pedir um mandado de prisão preventiva contra o irmão da vítima.
A vítima, segundo o DHPP, era usuária de drogas e já possuía histórico por conflitos familiares.
"A Polícia Civil ressalta que todas as circunstâncias do fato estão sendo rigorosamente apuradas, especialmente a dinâmica da ocorrência, o contexto da intervenção, o uso da arma de fogo e a eventual existência de excludentes de ilicitude ou excesso na conduta", completou o delegado.
Vítima era foragida da Justiça
A Polícia Militar afirmou que Francisco Henrique havia sido condenado pelo crime de roubo e possuía mandado de prisão em aberto.
Homem é assassinado durante briga familiar em Teresina
Divulgação/PMPI
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube