Moscas, dejetos, drogas e suspeita de pacientes dopados: como era clínica clandestina fechada por maus-tratos no interior de SP
06/11/2026
(Foto: Reprodução) Polícia acha drogas em clínica e prende responsável por maus-tratos a idosos
Moscas, dejetos, cheiro de urina, roupas sujas espalhadas pelos cômodos, drogas e medicamentos tarjas-pretas descrevem o cenário de insalubridade da clínica clandestina de recuperação fechada por maus-tratos em Engenheiro Coelho (SP) nesta quinta-feira (5). Segundo a investigação, há suspeitas de que pacientes eram dopados.
O espaço, que era uma mistura de clínica clandestina de reabilitação para dependentes químicos e casa de acolhimento de longa permanência para idosos, não tinha alvará de funcionamento.
No local, a Guarda Civil Municipal (GCM) e Polícia Civil encontraram drogas e medicamentos psicotrópicos adquiridos de forma desconhecida.
Siga o g1 Piracicaba no Instagram
Durante abordagem, segundo registro da Polícia Civil, pessoas acamadas pediram ajuda aos PMs para sairem do local. Na ocorrência, consta também que cães farejadores encontraram três pedras de crack na casa.
A Vigilância emitiu autuações pela falta de licença de funcionamento e pelas más condições de higiene nos quartos, banheiros e na cozinha. O estabelecimento foi totalmente interditado.
Responsável por clínica de reabilitação clandestina em Engenheiro Coelho (SP) é preso
Reprodução/EPTV
Responsável preso
O responsável pela clínica, José Marcos Alves, de 42 anos, teve a prisão preventiva decretada pela Justiça nesta sexta-feira (6).
Ele fugiu quando as equipes da Vigilância Sanitária, Guarda e Polícia Civil chegaram, mas foi foi abordado pela Polícia Militar em um carro que seguia pela Rodovia SP-147, em Engenheiro Coelho, na quinta-feira (5). No veículo, também estava um paciente.
Cenário insalubre
Responsável por clínica de reabilitação clandestina em Engenheiro Coelho (SP) é preso
Reprodução/EPTV
A EPTV, afiliada da Globo para Piracicaba e região, entrou na clínica clandestina e flagrou o cenário de insalubridade no local, no bairro Borges Branco, a quatro quilômetros do Centro de Engenheiro Coelho.
Até esta quinta-feira (5), a clínica abrigava 19 internos, seis idosos e outros com idades entre 16 e 40 anos.
Thiago Fumes é um dos pacientes da clínica clandestina e tomava conta do local informalmente na ausência do responsável, que fugiu. Ele permitiu o acesso da polícia e das demais equipes ao espaço.
Segundo o paciente, o responsável pela clínica também tinha problemas com uso de drogas.
“Estava em uma clínica internado, com tratamento. José me pediu que ajudasse na manutenção. As coisas há uns três meses estavam melhores. Ele largou da mulher, começou a ter recaída com drogas e foi ficando assim", contou.
Maus-tratos e clínica interditada
Polícia encontrou drogas em clínica de reabilitação e prendeu responsável pelo local em Engenheiro Coelho
Wagner Luan/Portal ON
Durante a fiscalização, a Vigilância Sanitária encontrou cinco idosos em situação de abandono. Eles estavam com fraldas sujas e molhadas, e os colchões apresentavam cheiro de urina e fezes. Os banheiros também não tinham descarga.
Alguns moradores relataram que não recebiam alimentação todos os dias e que, em determinadas situações, os próprios internos precisavam cuidar uns dos outros.
Todos passaram por avaliação de saúde, e nenhum deles precisou de atendimento de emergência. A Assistência Social foi acionada para localizar os familiares e viabilizar o retorno dos internos para casa.
Responsável por clínica de reabilitação clandestina em Engenheiro Coelho (SP) é preso
Reprodução/EPTV
Clínica clandestina foi interditada em Engenheiro Coelho
Wagner Luan/Portal ON
VÍDEOS: tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias sobre a região em g1 Piracicaba