Operação Sem Refino 2: além de Cláudio Castro, veja quem são todos os alvos
14/08/2026
(Foto: Reprodução) Endereço de Cláudio Castro é alvo de busca da PF
O ex-governador Cláudio Castro (PL) é um dos 7 alvos de buscas e apreensão da 2ª fase da Operação Sem Refino, deflagrada pela Polícia Federal (PF) , na manhã desta sexta-feira (14).
Saiba quem são todos os alvos:
Ana Carolina Miranda;
Antônio Carlos Santos, o Pipo, advogado;
Bernardo Rossi: ex-secretário estadual de Ambiente, foi deputado estadual por três mandatos na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), onde também presidiu a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
Cláudio Castro: comandou o Governo do Estado do Rio de 2021 até 23 de março deste ano, quando renunciou ao cargo. Antes, foi vice-governador do estado, entre 2019 e 2021, e vereador da cidade do Rio, de 2017 a 2018. Também foi chefe de gabinete na Alerj por 12 anos, entre 2004 e 2016.
José Mauro Junior, ex-secretário estadual de Transformação Digital;
Luiz Fernando Gomes, empresário da construção civil;
Mauricio Leite
A ação investiga possíveis fraudes fiscais pela Refit, a antiga Refinaria de Manguinhos. Desta vez, o foco é apurar possíveis irregularidades na concessão de licenças ambientais para o complexo.
Os alvos podem responder por gestão fraudulenta e temerária, lavagem de capitais, sonegação fiscal, evasão de divisas, manipulação de mercado, além de crimes contra a ordem econômica envolvendo a comercialização de combustíveis.
O que dizem os investigados
Ao g1, o advogado Carlo Lucchione, que defende Cláudio Castro, afirmou desconhecer qualquer busca e apreensão contra o ex-governador. A equipe tenta contato com Rossi.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 RJ no WhatsApp
Refit
Reprodução/TV Globo