Pesquisador identifica nova espécie de vespa que passa parte da vida dentro de lagarta na Serra do Japi em Jundiaí
03/12/2025
(Foto: Reprodução) Pesquisador identifica nova espécie de vespa que passa parte da vida dentro de lagarta
Uma nova espécie de vespa foi descoberta por pesquisadores na Serra do Japi, em Jundiaí, no interior de São Paulo. A identificação faz parte da pesquisa de mestrado do biólogo Anderson Henrique, de 24 anos.
A espécie inédita é parasitoide, segundo o biólogo. Este tipo de organismo passa parte da vida se alimentando diretamente de outro organismo vivo para se desenvolver. No caso da vespa identificada na Serra do Japi, o hospedeiro é uma lagarta.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
"É diferente de um organismo parasita, pois o parasitoide não apenas retira nutrientes, como também se alimenta diretamente de partes internas do corpo do hospedeiro e, inevitavelmente, causa a morte dele ao final do ciclo", diz.
Nova espécie de vespa, titulada como Colpotrochia japi, é identificada na Serra do Japi em Jundiaí (SP)
Luciana Bueno dos Reis Fernandes
Durante a pesquisa, Anderson analisou diversas lagartas, as plantas das quais elas se alimentam (conhecidas popularmente como capororocas) e pequenas vespas. Todo o material biológico coletado na serra foi levado para um laboratório.
Ao g1, o biólogo explicou que o estudo acompanhou o ciclo de vida das lagartas, juntamente às plantas, a fim de identificar possíveis insetos parasitoides que as utilizavam como hospedeiras. O trabalho foi publicado em outubro deste ano no Brazilian Journal of Biology.
"Durante esse processo, a nova espécie de vespa em questão saiu de dentro de uma das lagartas coletadas e, então, passou por um processo de identificação taxonômica [análise detalhada usada para classificar e nomear os seres vivos] e comparação com outros espécimes. Nesse caso, a lagarta morreu após o nascimento dos parasitoides", diz.
Colpotrochia japi, nova espécie de vespa identificada na Serra do Japi em Jundiaí (SP)
Luciana Bueno dos Reis Fernandes
Por meio dos estudos, foi constatado que se trata de uma nova espécie, com características de coloração e estrutura corporal diferentes de outras do mesmo gênero. Segundo Anderson, o trabalho de identificação e descrição levou três meses para ser concluído.
"A vespa tem semelhanças com outras já descritas no mesmo gênero, principalmente o padrão de coloração amarela e preta. Uma das principais características é a presença de duas manchas amarelas dispostas em paralelo na face, bem como outras características de coloração e estrutura. Trata-se de uma espécie rara", explica.
"A vespa identificada recebeu o nome de Colpotrochia japi, e seu título específico é uma referência ao local de coleta: a Reserva Biológica da Serra do Japi", completa Anderson.
Anderson diz que ainda há poucas informações sobre onde esses organismos vivem e como se comportam na natureza. Por isso, foi preciso fazer uma pesquisa em livros e artigos científicos, além de comparar os exemplares coletados com outros já catalogados na Coleção Taxonômica do Departamento de Ecologia e Biologia Evolutiva da UFSCar.
"É ótimo poder contribuir para o conhecimento sobre a nossa biodiversidade e para a taxonomia. As vespas parasitoides são excelentes agentes de controle biológico, sendo, inclusive, aliadas da agricultura, e essas descobertas podem também resultar na utilização de espécies da nossa fauna para o controle biológico de pragas", diz.
Natural de Pernambuco, o biólogo iniciou o mestrado no Programa de Pós-Graduação em ecologia e recursos naturais da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), sob orientação do professor Manoel Martins Dias Filho e colaboração da professora Angélica Maria Penteado-Dias.
Uma lagarta consumindo a planta capororoca em Jundiaí (SP)
Anderson Henrique
Nova espécie de vespa é descoberta na Serra do Japi, em Jundiaí (SP)
Luciana Bueno dos Reis Fernandes
Colpotrochia japi, nova espécie de vespa encontrada na Serra do Japi, em Jundiaí (SP)
Anderson Henrique da Silva Barbosa
Lagarta da espécie Opisthoxia farantes e sua pupa ('casulo') com a parte anterior removida para a saída da vespa parasitoide
Luciana Bueno dos Reis Fernandes
Capororoca (Myrsine umbellata) é uma planta da qual algumas lagartas se alimentam
Anderson Henrique
Anderson Henrique da Silva Barbosa descobriu nova espécie de vespa em Jundiaí (SP)
Arquivo pessoal
Serra do Japi 'rodeia' a cidade de Jundiaí (SP)
Reprodução/TV TEM
*Colaborou sob supervisão de Júlia Martins
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM