Processos por superendividamento em Campinas quase dobram em um ano, aponta CNJ
04/05/2026
(Foto: Reprodução) Processos por superendividamento em Campinas quase dobram em um ano, aponta CNJ
O número de novos processos por superendividamento quase dobrou em Campinas (SP) entre 2024 e 2025, saltando de 79 para 154 no período, segundo dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
O levantamento reflete um cenário de dificuldade financeira que levou o governo federal a lançar uma nova edição do programa Desenrola Brasil nesta segunda-feira (4).
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
No estado de São Paulo, o aumento também foi expressivo, com os processos passando de 3.771 em 2024 para 7.520 em 2025.
➡️ O superendividamento ocorre quando uma pessoa não consegue mais pagar suas dívidas sem comprometer o mínimo para sua sobrevivência, como alimentação e moradia.
Novo Desenrola Brasil
Campinas tem 154 processos por superendividamento
Reprodução/EPTV
O novo Desenrola Brasil oferece descontos de 30% a 90% do valor total da dívida. O programa estabelece um teto de juros de 1,99% ao mês e permite o uso de 20% do saldo do FGTS para quitar os débitos. Podem ser renegociadas as seguintes dívidas:
Cartão de crédito;
Cheque especial;
Crédito direto ao consumidor;
Financiamento estudantil.
Uma das principais novidades do programa é a restrição ao acesso a plataformas de apostas online, as "bets", por um ano para quem aderir à renegociação. Segundo o governo, a medida foi incluída porque o endividamento de muitas famílias estaria ligado ao avanço dos jogos.
'Bola de neve'
Programa poderá ajudar pessoas em situação de superendividamento
Reprodução/EPTV
Para o economista José Augusto Ruas, a combinação de juros altos e o uso de bets como tentativa de quitar dívidas agrava o problema.
"As pessoas em geral acabam se endividando com juros muito altos [...] e acabam usando as bets como tentativa de gerar algum dinheiro para poder pagar essa dívida. E aí vira uma bola de neve", explica.
O drama é vivido por uma aposentada que prefere não ser identificada. O que começou com um empréstimo de R$ 2,5 mil para um negócio próprio se transformou em uma dívida de quase R$ 66 mil, incluindo débitos com o cartão de crédito.
Para tentar quitar parte do valor, ela colocou o único carro da família à venda. "'É o único carro, ainda usamos o carro para trabalhar. Mas é o único jeito de sair fora dessa dívida", relata.
Ruas alerta que, ao contrário da edição anterior, a negociação será feita diretamente com os bancos, o que exige cautela contra golpes. "Ficar muito atento com a questão de golpes, então é importante acompanhar as notícias [...] e fazer isso com muita cautela", aconselha.
A aposentada, por sua vez, aguarda com expectativa a chance de recomeçar. "Estou na espera e estou ansiosa para conseguir, porque se eu conseguir o desconto como ele está prometendo, eu consigo vender o carro e pagar", diz.
Dívida com cartão tem tirado sono de aposentada
Reprodução/EPTV
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias sobre a região no g1 Campinas