Professora cria 'fábrica de chocolate' para ensinar matemática a crianças e desempenho da turma melhora: 'Esperam ansiosos pela aula'

  • 08/12/2025
(Foto: Reprodução)
Professora cria 'fábrica de chocolate' para ensinar matemática em Bauru (SP) Arquivo Pessoal "A matemática não precisa ser amarga". É com esse lema que uma professora de Bauru, no interior de SP, tem transformado o ensino de frações em algo que nenhuma criança esquece: uma sala que funciona como uma verdadeira “Fantástica Fábrica de Chocolate". 📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp A responsável pela iniciativa é Leila Pereira Sandes, de 51 anos, professora da Escola Estadual Professor Luiz Braga. Organizada em estações, a "chocolateria" leva os alunos do 4º ano a percorrerem diferentes níveis de aprendizagem. Para a atividade, eles são divididos em grupos, com funções definidas para cada integrante, e cada equipe passa por quatro estações, enfrentando desafios matemáticos que aumentam gradualmente em dificuldade à medida que avançam. Atividade lúdica tem potencializado resultados de alunos de Bauru Arquivo Pessoal Doces ou uma conta misteriosa? Em cada mesa, os estudantes encontram cards com desafios, além de barras de chocolate de feitas de cartolina. Veja abaixo os vídeos mais acessados no g1: Veja os vídeos que estão em alta no g1 Os cards ficam virados para baixo. Cada grupo sorteia um desafio e precisa resolvê-lo usando as "barras de chocolate de cartolina". No primeiro nível do desafio, considerado mais fácil, os alunos precisam reconhecer frações e representá-las usando as peças. "As peças de chocolate vão para o saquinho, e os cards ficam guardados para que eu possa analisar o raciocínio de cada grupo", conta a professora. O primeiro nível do desafio é para reconhecer as frações Arquivo Pessoal Na segunda etapa, o desafio é resolver uma conta que possui símbolos de fração, também usando as barras de chocolates de cartolina para representá-las. No terceiro nível, a professora acrescentou um enunciado para que os alunos possam interpretar o problema e realizar a conta. Nível 2 do desafio da "Fábrica de Chocolate" é para calcular frações Arquivo Pessoal No quarto e último estágio, é a vez dos alunos explicarem para a professora como chegaram aos resultados. "Um aluno do grupo é o 'chocolateiro chefe'. Ele faz a leitura do desafio. O segundo aluno vai manipulando os materiais (barras de chocolate de cartolina), outro vai anotando a linha de racionício do grupo e a conta. No fim, eles juntos me explicam como pensaram. Essa estrutura permite que cada aluno participe e avance dentro das suas possibilidades, sem exclusões", explica. Nível 3 confronta alunos com problemas matemáticos com fração Arquivo Pessoal Após vencerem o desafio, os alunos são "premiados" com uma barra de chocolate verdadeira. Mas, mesmo depois de tudo, ainda precisam resolver um "último problema": A divisão entre todos. "A barra que eu dou não é uma barra com pares de quadradinhos, eles são impares. Então, eles precisam pensar também em como dividi-la de forma igualitária", conta Leila. Alunos passam por 4 estações e discutem com professora resultados Arquivo Pessoal Adepta de metodologias ativas, a professora explica que decidiu criar a atividade para aproximar a matemática da realidade dos alunos e mostrar que o conteúdo pode - e deve - fazer sentido fora do papel. “Acredito que qualquer disciplina pode inspirar o professor a transmitir conteúdos de uma forma que o aluno leve para a vida. A fábrica surgiu desse desejo de trazer significado para os conteúdos de matemática, especialmente frações”, conta a docente, que dá aulas a alunos de 9 a 11 anos. Alunos são "premiados" com barra de chocolate verdadeira, em Bauru Arquivo Pessoal Aprendizado que dá resultado Mais do que a busca por guloseimas, a metodologia lúdica tem engajado os alunos e melhorado o desempenho da turma. Segundo Leila, a participação ativa faz com que os estudantes se sintam protagonistas da própria aprendizagem, além de reduzir o medo da Matemática. “No começo do ano, muitos dos meus alunos odiavam Matemática. Hoje, é a matéria de que mais gostam. Esperam ansiosos pela aula", conta. "Trabalhamos muito em pares e grupos, eles se ajudam, não têm medo de ir até a lousa, nem de explicar qual estratégia usaram para chegar ao resultado", completa. O impacto da “Fábrica de Chocolate” também aparece nos resultados. Na Prova Paulista, a média da classe subiu de 57,4% no segundo bimestre para 72,2% no terceiro, mostrando que a prática não apenas diverte, mas gera aprendizado concreto. Alunos são divididos em grupos e passam por desafios com frações, em Bauru Arquivo Pessoal "Das duas questões de fração aplicadas, 100% dos alunos acertaram uma delas e 86% acertaram a outra", revela a professora. "Cada conteúdo é um desafio, e quando falamos de Matemática, muitas vezes vista como o 'bicho-papão', a necessidade de inovar é ainda maior. Por muito tempo, romantizaram a educação como se fosse apenas arte ou dom — e, embora exista sensibilidade e criatividade no processo, hoje sabemos que é ciência. Quando aplicamos a metodologia adequada para cada turma e cada aluno, alcançamos resultados verdadeiros", comenta. Reconhecimento e boas práticas O projeto ganhou visibilidade ao ser selecionado como boa prática pela Diretoria de Ensino de Bauru e está entre as iniciativas que serão apresentadas no programa "Alfabetiza Juntos", do Governo do Estado de SP, nesta segunda-feira (8). Para a professora, o reconhecimento é motivo de orgulho, mas o que mais importa é ver a aprendizagem acontecendo de fato. “Para mim, a maior recompensa é perceber que eles saem das aulas com a autoestima elevada, com vontade de aprender e com a sensação de que Matemática pode, sim, ser divertida e doce”, afirma Leila. Alunos usam "barras de chocolate de cartolina" durante aulas de matemática, em Bauru (SP) Arquivo Pessoal Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília VÍDEOS: assista às reportagens da região

FONTE: https://g1.globo.com/sp/bauru-marilia/noticia/2025/12/08/professora-cria-fabrica-de-chocolate-para-ensinar-matematica-a-criancas-e-desempenho-da-turma-melhora-esperam-ansiosos-pela-aula.ghtml


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. saudade da minha vida

gustavo lima

top2
2. uai

zé neto e cristiano

top3
3. rancorosa

henrique e juliano

top4
4. eu e voce

jorge e matheus

top5
5. solteirou

luan santana

Anunciantes