Quando começam as chuvas no Piauí? Meteorologista fala sobre a previsão do tempo para o estado
16/12/2025
(Foto: Reprodução) Altas Temperaturas: saiba quando começam as chuvas no Piauí
O Piauí entrou na segunda quinzena de dezembro ainda registrando altas temperaturas, apesar das previsões de início do período chuvoso terem sido antecipadas. Nesta terça-feira (16), a meteorologista Sônia Feitosa, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), comentou sobre a previsão do tempo para os próximos dias no estado.
A meteorologista explicou que não existe uma data exata para o início do período chuvoso, pois a definição é feita com base na climatologia e nos modelos meteorológicos, que indicam tendências, mas podem mudar em poucos dias.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
"Não existe um marco inicial, um dia certo, de dizer que vai começar o período de chuvas. O que se baseia, pela própria climatologia, 'a partir de tanto começa', 'da segunda quinzena', começa o período chuvoso, e junto aos modelos que indicam essa condução", disse.
"Então nós vimos que dezembro iniciou com boas chuvas mesmo, depois parou novamente, e vários sistemas contribuem favorável a isso", completou a meteorologista.
VEJA TAMBÉM: Inmet emite avisos de chuvas intensas e baixa umidade do ar no PI
Em Teresina, por exemplo, pode ter chuva fraca e isolada nesta terça-feira, mas a previsão indica aumento das precipitações a partir de quarta-feira (18).
Segundo a meteorologista, mesmo que chova nesta terça, não deve ser uma precipitação significativa nem generalizada. A tendência, no entanto, é de mudança no padrão do tempo ao longo da semana, com registros de chuva entre quarta, quinta e sexta-feira na capital.
Meteorologista fala sobre a previsão do tempo para o Piauí
Pedro Victor/g1 Piauí
Atualmente, segundo a meteorologista, um sistema de alta pressão atua sobre o Nordeste e dificulta a formação de chuvas, principalmente no Norte e Centro-Norte do Piauí. Nessas regiões, o mapa meteorológico ainda indica ausência de precipitações nos próximos dias.
A previsão, porém, é de mudança a partir do dia 18 de dezembro. Segundo os modelos analisados pela Semarh, as chuvas devem aumentar no estado e alcançar regiões onde ainda não havia registros, como o Norte e o Centro-Norte.
"Porém modelos já apontam que a partir do dia dezoito até véspera do Natal as chuvas devem aumentar no estado do Piauí, inclusive chegar à região Norte, Centro-Norte, o que ainda não aconteceu até agora", explicou Sônia Feitosa.
No Sul e no extremo Sul do estado, as chuvas não chegaram a parar completamente. Houve apenas uma diminuição recente, mas a tendência é de retomada ao longo desta semana.
A meteorologista destacou ainda que as mudanças climáticas têm contribuído para a instabilidade do tempo e para a dificuldade de previsões mais precisas.
"Essas mudanças climáticas contribuem para deixar a atmosfera muito desorganizada. Tanto que claro que a gente trabalha com climatologias, obedecendo o que diz os modelos meteorológicos, e o modelo muitas vezes aponta uma condição que termina não acontecendo."
Ela também citou o aumento de eventos extremos no Brasil e no Piauí, como o registro recente de uma nuvem funil no estado.
"As mudanças climáticas são inegáveis agora. Tanto que nós já observamos no Brasil eventos extremos que não aconteciam antes. Até mesmo no Piauí, como foi o caso daquela nuvem funil, com todas as características de um tornado."
Segundo Sônia Feitosa, o Oceano Atlântico tem papel fundamental na definição das chuvas na região. Quando as águas do Atlântico Norte estão mais quentes que as do Sul, as precipitações tendem a se concentrar mais ao Norte do país.
"Quando as águas do Norte estão mais aquecidas do que do Sul as chuvas acontecem mais no norte."
Avisos do Inmet
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de chuvas intensas, com grau de severidade de perigo potencial, válido até as 23h59 de terça-feira (17). A previsão indica chuva entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia, além de ventos entre 40 e 60 km/h.
O alerta atinge o Sudoeste do Piauí e inclui municípios como Bom Jesus, Corrente, Uruçuí, Gilbués e Santa Filomena. Há baixo risco de alagamentos, queda de galhos, descargas elétricas e interrupções no fornecimento de energia.
O Inmet também mantém aviso de baixa umidade do ar, com índices entre 20% e 30%, válido até esta terça-feira (16). O alerta abrange regiões do Sudeste, Centro-Norte e Norte do estado, incluindo Teresina.
A orientação é beber bastante líquido, evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia e reduzir atividades físicas nos períodos mais secos. Em caso de emergência, a população deve acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube