Sem estrutura no IML e com riscos sanitários: o que se sabe sobre o corpo deixado no gramado de cemitério
21/12/2025
(Foto: Reprodução) Corpo é abandonado dentro de cemitério no interior do Tocantins
Moradores de Tocantinópolis, no Bico do Papagaio, flagraram um corpo deixado diretamente sobre o gramado de um cemitério local. O caso acontece por causa da falta de necrotério no Instituto Médico Legal (IML) do município.
O corpo estava dentro de um saco plástico na manhã de sábado (20). Imagens mostraram que havia muitas moscas ao redor, por já estar em estado de decomposição. A medida foi tomada porque, no IML, não há estrutura adequada para que os corpos possam ser deixados. O caso será investigado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP).
📱 Clique aqui para seguir o canal do g1 TO no WhatsApp
Veja o que se sabe até o momento sobre o caso:
O que motivou o abandono do corpo?
O incidente ocorreu pela falta de um necrotério adequado no IML da cidade, para o manejo de corpos em estado de decomposição. Sem o espaço necessário no instituto, o corpo foi levado ao cemitério e deixado sobre a grama.
Quem era a vítima?
A vítima foi identificada como Fernando Costa Roxo, de 20 anos. O caso aconteceu na última sexta-feira (19) e o corpo foi deixado no cemitério no sábado. A causa da morte não foi informada.
Por que o corpo não poderia ser mantido no IML?
Para manter um corpo em estado avançado de decomposição dentro do prédio do IML, é preciso ter um espaço adequado, com estrutura de exaustão e armazenamento correto. Sem isso, a saúde dos servidores poderia ser prejudicada, já que os corpos nessas condições liberam gases que exigem ambientes específicos para preservação e segurança sanitária.
Corpo é deixado em gramado de cemitério em Tocantinópolis
Rede Bico TV/Reprodução TV Anhanguera
LEIA TAMBÉM:
Corpo é deixado no gramado de cemitério por falta de necrotério no interior do Tocantins
Corpo de jovem desaparecido é encontrado dentro de poço e suspeito de matá-lo é preso
Quais providências foram tomadas?
A SSP informou que a Corregedoria do órgão irá investigar as circunstâncias que levaram ao abandono do corpo no cemitério. Além disso, a secretaria afirmou que realizará uma análise detalhada da estrutura do prédio do IML para identificar quais investimentos são necessários para sanar as deficiências.
Houve algum posicionamento do Governo sobre a situação?
Embora a SSP tenha emitido uma nota lamentando o episódio e prometendo investigação, o Governo do Tocantins não enviou uma resposta direta até a publicação da reportagem sobre a situação geral de outros necrotérios estaduais.
Quando o corpo foi enterrado?
Fernando Costa Roxo foi enterrado ainda no sábado (20).
Corpo de jovem deixado no gramado de cemitério no Tocantins foi sepultado
Reprodução/TV Anhanguera
Íntegra da nota da SSP
A Secretaria da Segurança Pública do Tocantins (SSP/TO) lamenta profundamente o episódio ocorrido no cemitério de Tocantinópolis e se solidariza com a família.
A Secretaria, por meio da Corregedoria da SSP/TO, irá investigar as circunstâncias que levaram ao abandono do corpo no cemitério.
Quanto à estrutura do prédio do IML, a SSP/TO informa que realizará uma análise detalhada para identificar os investimentos necessários.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.