Servidores da Polícia Científica do Pará entram em greve e pedem por regularização da categoria
05/12/2025
(Foto: Reprodução) Servidores da Polícia Científica do Pará entram em greve e pedem por regularização da categoria
Divulgação
SServidores da Polícia Científica do Pará iniciaram uma paralisação por volta das 7h desta sexta-feira (5). Os manifestantes pedem o reconhecimento da categoria através do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR).
Segundo representantes, desde 2024 está condicionada a regularização e promoção das carreiras das polícias Civil, Militar e Científica, além do Bombeiro Militar e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PA).
No entanto, apenas a Polícia Científica não está com o PCCR aprovado.
📲 Siga o canal do g1 Pará no WhatsApp
Eles afirmam que o Ministério da Justiça envia anualmente cerca de R$ 45 milhões além de equipamentos, totalizando R$ 80 milhões, para a segurança pública, valor este que não chega à categoria pela falta do plano de carreira.
O Pará tem cerca de 450 servidores que aderiram à paralisação. Por meio de nota, a Polícia Civil informou que manteve 30% do quadro em funcionamento.
Os atendimentos a grupos vulneráveis como idosos, mulheres, crianças, custodiados e exames de lesão corporal foram mantidos em funcionamento normal.
Servidores da Polícia Científica do Pará entram em greve e pedem por regularização da categoria
Divulgação
Eles afirmaram, ainda, que a paralisação desta sexta teve a duração de 12h e que vai continuar na terça-feira (9) caso as reinvindicações não sejam ouvidas.
Desde de terça-feira (2) os manifestantes estão se mobilizando para chamar a atenção do poder público. Alguns protestos foram realizados em na frente de alguns órgãos da cidade, como a Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) e a Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad).
A Secretaria de Estado de Segurança (Segup) e a Secretaria de Planejamento e Administração (Seplad) seguem em tratativas e negociações com a categoria.
VÍDEOS com as principais notícias do Pará
Acesse outras notícias do estado no g1 Pará.