Três homens são presos por caça ilegal de animal silvestre e porte de armas em MT
29/12/2025
(Foto: Reprodução) Três pessoas são presas por caça ilegal e porte de armas em MT
Reprodução
Três homens foram presos por porte ilegal e abate de animal silvestre em Barra do Garças, a 511 km de Cuiabá, neste domingo (28). Na caçamba do veículo foram encontrados três armas de fogo e um um porco-do-mato.
A prisão ocorreu durante um patrulhamento rural preventivo em uma estrada da região da Fazenda Vera Cruz. Segundo a Polícia Militar, os agentes viram um veículo sair de uma área de lavoura e seguir em direção à estrada da fazenda. Ao notar a aproximação da viatura, com sinais luminosos ligados, o motorista fugiu em alta velocidade.
Diante da situação, os policiais iniciaram um acompanhamento tático por cerca de sete quilômetros, até conseguirem fazer a abordagem em um local seguro.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MT no WhatsApp
Veja os vídeos que estão em alta no g1
Durante a revista no veículo, a equipe encontrou três armas de fogo, todas estavam em condições de uso. Na caçamba do carro, os policiais localizaram um porco-do-mato com ferimentos compatíveis com disparo de arma de fogo, o que indicou a prática de caça ilegal.
Os três suspeitos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil, junto com as armas apreendidas, para registro da ocorrência e demais providências legais. O animal abatido foi entregue à Companhia Ambiental da Polícia Militar.
O caso segue em investigação.
Crime ambiental
A caça de animais silvestres é crime ambiental no Brasil e está prevista na Lei de Crimes Ambientais. A legislação considera ilegal matar, caçar, perseguir, capturar ou utilizar animais da fauna silvestre sem autorização do órgão ambiental competente.
A pena prevista é de seis meses a um ano de detenção, além de multa. A punição pode ser maior em casos como caça de animais ameaçados de extinção ou prática do crime em áreas de preservação.