Tribunal dos EUA considera ilegais diversas tarifas impostas por Donald Trump
29/08/2025
(Foto: Reprodução) Tribunal dos EUA considera ilegais diversas tarifas impostas por Donald Trump
Um tribunal de apelação dos Estados Unidos considerou ilegais diversas tarifas impostas por Donald Trump.
A decisão representa uma derrota importante para a guerra tarifária promovida por Donald Trump.
Trump usa a Lei de Poderes Econômicos de Emergências Internacionais, de 1977, para aplicar as sobretaxas.
Mas os juízes concluíram que essa lei não dá poder ilimitado ao presidente americano para impor tarifas sobre quase todas as importações dos Estados Unidos.
O tribunal examinou o tarifaço decretado em abril, quando o Trump mostrou aquela cartolina com vários país taxados, inclusive com 10% para o Brasil. Depois essa tarifa aumentou, chegou aos 50%, mas ainda não está claro qual será o impacto dessa decisão para o Brasil porque Trump usou outros mecanismos legais para aumentar a tarifa.
A decisão desta sexta-feira (29) confirma um entendimento anterior da Justiça Federal americana, mas ela não tem efeito imediato. Os juízes deram até 14 de outubro para que o governo americano possa recorrer à Suprema Corte. Enquanto isso, as tarifas vão continuar valendo.
Donald Trump já reagiu a essa decisão, dizendo que esse tribunal de apelação de partidário e disse que as tarifas continuam.
Tribunal de apelação dos EUA considera ilegais diversas tarifas impostas por Donald Trump
Reprodução/TV Globo
E fez uma sinalização que conta com a ajuda da Suprema Corte para usar as tarifas para beneficiar o país, deixando claro qual é o objetivo dele, que é, sim, recorrer ao judiciário.