Vídeo mostra crianças tomando banho no Rio Piabanha, em Petrópolis, e autoridades alertam para riscos à saúde
27/12/2025
(Foto: Reprodução) Vídeo mostra crianças tomando banho no Rio Piabanha em Petrópolis
Um vídeo que circula nas redes sociais e teria sido gravado nesta sexta-feira (26) mostra crianças tomando banho no Rio Piabanha, na altura do bairro Retiro, em área urbana de Petrópolis, na Região Serrana do Rio. As imagens chamaram a atenção para os riscos à saúde e de acidentes associados ao contato direto com a água do rio.
Nesta sexta, os termômetros marcaram máxima de 29 °C na cidade, o que pode ter contribuído para a procura por formas de aliviar o calor. No entanto, especialistas alertam que rios em áreas urbanas geralmente não são próprios para banho, devido à contaminação por esgoto doméstico e industrial.
De acordo com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), o acompanhamento da qualidade da água na bacia do Rio Piabanha aponta, de forma recorrente, Índice de Qualidade da Água (IQA) classificado como ruim no trecho urbano de Petrópolis. O resultado é compatível com a presença de cargas poluidoras típicas de áreas urbanizadas.
📱 Siga o canal do g1 Região Serrana no WhatsApp.
O órgão não recomenda o banho no local, já que a qualidade da água representa riscos à saúde, especialmente para crianças. Entre os principais problemas associados ao contato com água contaminada estão doenças diarreicas agudas, hepatite A, leptospirose, esquistossomose, além de infecções de pele e nos olhos. Essas doenças podem ser causadas por bactérias, vírus e parasitas presentes na água poluída.
"Essa água contaminada pode provocar infecções gastrointestinais, infecções de pele, irritação nas mucosas e nos olhos. Há também o risco de acidentes nas pedras esgorregadias, com possíveis fraturas. É importante evitar banho de rio em locais do centro urbano", alertou o Secretário de Saúde de Petrópolis, Aloisio Barbosa.
Trecho do rio não é indicado para banho segundo o Inea
Priscilla Torquato/g1
Segundo o Inea, a melhoria da qualidade da água do Rio Piabanha está diretamente relacionada à ampliação da coleta e do tratamento de esgoto e ao controle das fontes de poluição ao longo da bacia. O instituto atua de forma complementar, oferecendo apoio técnico e auxiliando ações de fiscalização ambiental dentro de suas atribuições.
As autoridades reforçam a orientação para que a população evite o contato direto com rios em áreas urbanas, como forma de proteger a saúde e reduzir o risco de acidentes.